Acesso Rápido

Notícias

São José: Empresários apresentam projeto urbano para revitalização da Rua Koesa

25/09/2020

Na oportunidade, a Prefeita Adeliana Dal Pont informou aos empresários que o processo de licitação para iluminação subterrânea na rua Koesa já está em andamento. Essa novidade foi motivo de comemoração, após meses de trabalho para viabilizar a obra. 

 

Mais de 35 empresários reuniram-se na última quarta-feira (23/9) de forma virtual para apresentar à prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, o projeto arquitetônico e urbanístico para a revitalização da Rua Koesa, localizada na região central do município.   

Com o nome "Viva Koesa", o projeto está sendo organizado, desde 2019, pela AEMFLO e CDL-SJ, em parceria com o Sebrae/SC, Prefeitura Municipal e empresas locais. O objetivo é promover na rua ambientes mais saudáveis, seguros e culturalmente diversos.  

A reunião foi conduzida pela diretora de desenvolvimento econômico da AEMFLO, Rosana Majolo, que na oportunidade apresentou a marca do projeto. “A identidade Viva Koesa enaltece a arte, a cultura, a alegria e o amor. Tudo isso vai ao encontro deste sonho: valorizar o convívio das pessoas e dar mais cor e vida a Koesa”.

Projeto Arquitetônico e Urbanístico

A apresentação da proposta foi feita pela arquiteta, Juliana Castro, do escritório JA8 Arquitetura. Ela mostrou as diretrizes do projeto e as possibilidades de uso de espaço para pessoas, veículos e comércio. “Definimos como principais pilares a valorização dos pedestres, a mobilidade dos veículos, a paisagem local e a promoção de atividades alternativas”.

Para demonstrar as mudanças esperadas pelos empresários, Juliana exibiu imagens de outras ruas que servem como referência para a revitalização da Koesa, como a Vidal Ramos (Florianópolis-SC), Oscar Freire (São Paulo -SP), Times Square (NY – EUA), entre outras conhecidas nacional e internacionalmente.

Entre as ações previstas no projeto arquitetônico e urbanístico, estão: aumentar a largura dos passeios; facilitar os cruzamentos com nivelamento; rever o sistema de pisos táteis; inserir iluminação subterrânea, reorganizar os elementos da rua (postes e placas); estabelecer via para ciclistas, incluir mobiliário urbano e vegetação, entre outras melhorias. “É importante ressaltar que a revitalização manterá a circulação dos automóveis em velocidade reduzida e o acesso ao transporte coletivo para garantir a mobilidade”, lembra a arquiteta.

 Após a apresentação, a presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Nadir Koerich, fez uso da palavra para parabenizar o envolvimento das entidades parceiras e dos empresários locais. “É muito gratificante ver a união entre empresários e o setor público para que isso aconteça. Acredito muito no projeto Viva Koesa e tenho certeza de que a transformação da rua será um grande legado para São José, servindo também como inspiração para as cidades vizinhas”, ressaltou.

Próximos Passos

A Prefeita Adeliana Dal Pont acompanhou toda a reunião e informou aos empresários que o processo de licitação para iluminação subterrânea na rua Koesa já está em andamento. Essa novidade foi motivo de comemoração, após meses de trabalho para viabilizar a obra. “São José  merece algo bonito e que vai beneficiar a vida de muitas pessoas. Quando temos o apoio da iniciativa privada, o trabalho torna-se mais rápido. Ações como essa ajudam nossa cidade a ficar mais envolvente, e todos nós ganhamos muito com isso”, destacou ela aos empresários.

O objetivo da Prefeitura é concluir o processo de licitação ainda este ano. A Comissão responsável pelo projeto arquitetônico concluirá nas próximas semanas o orçamento total da revitalização.

Estiverem presentes também na reunião o diretor regional do Sebrae/SC, Wanderley Andrade, o Secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Luiz Fernando de Aquino, empresários locais e outros diretores da AEMFLO e CDL-SJ.

 

Matérias Relacionadas:

Maio/2020

Projeto Viva Koesa mobiliza empresários e clientes para a retomada da economia local

Fevereiro/2020

Reportagem na NDTV - São José: revitalização deixará rua Koesa de cara nova

Projeto de revitalização da Rua Koesa avança e ganha identidade visual

Empresários buscam soluções para intensificar a segurança na Rua Koesa

Dezembro/2019

Empresários discutem sobre projetos arquitetônico e urbanístico da Rua Koesa

Novembro/2019

Empresários promovem visita técnica ao Passeio Pedra Branca

Outubro/2019

Reunião define novas ações do Projeto Rua Koesa

 Empresários reúnem-se para organização do Projeto “Koesa - Rua Conceito”

Agosto/2019

AEMFLO e CDL-SJ iniciam projeto “Koesa: Rua Conceito”

 

25/09/2020

Mais notícias