Acesso Rápido

Notícias

Projeto de revitalização da Rua Koesa avança e ganha identidade visual

19/02/2020

Na noite desta terça-feira, 18 de fevereiro, foi realizada mais uma reunião do projeto “Koesa – Rua Conceito” para que os envolvidos pudessem definir a identidade visual que será utilizada daqui pra frente e conhecer o diagnóstico realizado pelo escritório de Arquitetura e Urbanismo para dar início às mudanças. O encontro ocorreu no Colégio Gardner.

Promovido pela AEMFLO e CDL-SJ, em parceria com o Sebrae Santa Catarina e Prefeitura de São José, o projeto tem sido desenvolvido desde agosto do ano passado com a participação dos empresários locais e assim foram sendo identificadas as demandas de cada um. Além disso, cinco empresas estão patrocinando os primeiros passos com recursos para pagamento do projeto arquitetônico.

A diretora de Desenvolvimento Econômico da CDL-SJ, Rosana Majolo, coordenou as atividades e fez um breve resumo do projeto até agora, já que novos empresários da Rua Koesa foram participar do encontro. Os diretores da AEMFLO, de Indústria Márcio Cavalcanti, e de Comunicação Sara Caprario, estiveram presentes. O gerente Regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis, Wanderley Andrade, e o consultor Carlos Carreirão, também participam das atividades e colaboraram nesta reunião.

A sócia da agência Qing Comunicação, Rubiani Viera, fez a apresentação de duas sugestões de logomarca e aplicações para criar a identidade visual da rua, que teve como slogan "Viva Koesa" definido. Foi escolhida uma das marcas mas com pequenos ajustes que serão feitos antes do lançamento oficial.

Em seguida, o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Prefeitura de São José, Rodrigo de Andrade, fez uma fala para explicar algumas ações que já estão planejadas para a área, como a implantação em março do estacionamento rotativo na rua, a chamada Zona Azul, a colocação de ciclofaixa, dois abrigos de ônibus e instalação de lixeiras. “São melhorias que já estavam planejadas e que colaboram imediatamente com os negócios no local”, disse ele.

DIAGNÓSTICO -  A arquiteta Juliana Castro, do escritório JA8 Arquitetura e Paisagem, fez a apresentação do diagnóstico levantado pela sua equipe e apresentou as possibilidades de mudanças na rua Koesa. “A intenção de todos que estão aqui é ampliar as possibilidades de uso do espaço pelos pedestres, portanto, nosso objetivo com este estudo foi mostrar como podemos potencializar a vida na rua, incluindo atividades opcionais, com valorização paisagística e garantindo também a mobilidade dos veículos”, esclareceu Juliana.

Depois de mostrar a situação atual, com fatores negativos como cabeamento excessivo nos postes e calçadas sendo usadas pelos carros, ela também apontou os pontos positivos, como vizinhança com bom sistema viário e diversidade de usos. A arquiteta apresentou três perfis possíveis para implantar uma rua conceito, sendo uma com 50% de espaço para pedestres e 50% para veículos, outra com 32% para veículos e 68% para pedestres e uma terceira que divide o uso entre pedestres, ciclistas e veículos.

O próximo passo será discutir as possibilidades com a Prefeitura, para definir as demandas de fluxo de veículos privados e do transporte coletivo na área e diretrizes possíveis como o projeto elétrico que prevê cabeamento subterrâneo. Depois disso, será definido em conjunto com os envolvidos qual o perfil será o melhor para implantar a rua conceito. A próxima reunião ficou marcada para o dia 10 de março, às 19h, no Colégio Gardner, onde também será debatida a Rede de Vizinhos que trata da segurança no local.

Saiba mais 

O projeto mobiliza entidades, órgão público e empresários para revitalizar a rua Koesa, localizada no bairro Kobrasol, em São José. O impacto desta ação traz inúmeros benefícios de curto, médio e longo prazo, e será percebido pela melhoria da competividade nas empresas do município. “Queremos estabelecer um novo conceito de rua e num modelo de projeto inspirador que despertará em outras regiões o mesmo movimento de desenvolvimento de negócios”, destaca a presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Nadir Koerich.

A revitalização da Rua Koesa justifica pelo viés turístico gastronômico, a presença de empresas âncoras formadoras de opinião e estabelecimentos aptos ao conhecimento e inovação, além de estudos já existentes sobre as necessidades locais.  

O projeto “Koesa – Rua Conceito” possui cinco grupos que estão trabalhando em cada área:

1. Projeto arquitetônico da Rua Koesa;

2. Evento Koesa Arte e Sabor;

3. Revitalização do Túnel de acesso;

4. Soluções para a Rua Koesa;

5. Marketing Coletivo.

 

19/02/2020

Mais notícias