Acesso Rápido

Notícias

Driblando a crise: São José é destaque na geração de empregos

31/01/2018

Em 2017, a economia deu sinais, ainda que tímidos, de que os tempos de crise no Brasil estão ficando para trás. Em Santa Catarina, o panorama é ainda mais animador. O Estado fechou o ano com o melhor resultado na geração de empregos em todo o país: nos últimos 12 meses, abriu 29.441 vagas, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). E São José teve papel fundamental nesta conquista.

O município mostrou sua força e se destacou como a segunda cidade que mais gerou empregos em Santa Catarina, com 2.517 novas oportunidades de trabalho, atrás apenas de Joinville, que gerou 5.588 vagas. Além disso, o município se consolidou como o 4º maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado. No cenário nacional, os resultados também são positivos: São José é a sexta cidade que mais abriu vagas em todo o Brasil. O setor de serviços foi o que mais gerou empregos na cidade, seguido pela construção civil, indústria e comércio.

O vice-presidente de Assistência e Serviços da CDL São José, Roberto Carmes, revela que a retomada da economia proporcionou mais otimismo ao consumidor, que ampliou o seu poder de compra. “Isso gerou mais oportunidades de emprego, principalmente para o setor de serviços e comércio”, explica. A loja dele, a Bernunça Presentes, voltou a contratar no ano passado. “O nosso movimento aumentou em torno de 15% a 20%, então foi necessário contratar mais uma pessoa para ajudar”, relata.

A Décio Indústria Metalúrgica foi outra empresa que investiu na sua mão de obra no ano passado. “Contratamos entre 15 a 20 pessoas em 2017”, afirma o empresário Ronaldo Giacomelli, que é diretor de Indústria da AEMFLO. Para Giacomelli, o bom momento para a geração de empregos em São José deve-se à economia que se estabilizou. “A indústria de Santa Catarina teve crescimento de 4,1% na produção no ano passado. Este ano estou um pouco mais cauteloso, porque haverá eleição para presidente e, dependendo do resultado, pode mudar os rumos da economia. Se a reforma da previdência for aprovada, o governo vai acelerar os investimentos via concessões e o crescimento do PIB será em torno de 3%”, diz ele.

Ao que tudo indica, São José terá a possibilidade de gerar ainda mais empregos em 2018. Além de um novo empreendimento que promete aquecer o turismo de eventos, Carmes afirma que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está investindo forte no setor tecnológico, para que a cidade seja referência no futuro. “Já temos muitas empresas migrando para São José por conta disso e teremos ainda mais quando for inaugurada uma Praça do Empreendedor na cidade”, garante. A Praça do Empreendedor é um sonho antigo dos empresários josefenses. A ideia é seguir o exemplo de Blumenau e concentrar vários serviços, como Junta Comercial, Corpo de Bombeiros e outros órgãos municipais e estaduais, em apenas um local, para facilitar o processo de abertura de empresas.

 

Crédito foto: Prefeitura de São José

31/01/2018

Mais notícias