Acesso Rápido

Notícias

Praça do Empreendedor é discutida entre empresários e autoridades públicas

13/07/2016

Na ocasião, também estiveram presentes a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, o deputado estadual Mario Marcondes e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Claiton Ghiggi.

Bernardes destacou as vantagens que a Praça do Empreendedor trouxe para Blumenau e diz que simplificou e desburocratizou a abertura de empresas, criando uma atmosfera propícia para o desenvolvimento acontecer. Segundo ele, a Praça do Empreendedor concentra vários serviços, como Junta Comercial, Corpo de Bombeiros e outros órgãos municipais e estaduais, em apenas um local, facilitando o processo de abertura de empresas, garantindo agilidade e prestando atendimento de qualidade. Em um ano, o tempo de abertura das empresas caiu de 60 dias para 48h. Ao todo, foram criados 3.536 novos negócios, sendo 545 empresas da indústria, 893 do comércio e 2.098 de prestação de serviços.

Em São José, a prefeita garante que a tão sonhada iniciativa está perto de se tornar realidade. “Estamos bem adiantados nas conversas com os órgãos que deverão permanecer no mesmo lugar. É uma decisão política fazer a Praça do Empreendedor”, afirma. Adeliana disse não haver data específica para a implantação do projeto, mas garante que acontecerá antes do término de seu mandato.

O presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Marcos Souza, afirma que a Praça do Empreendedor foi um grande avanço em Blumenau e tem expectativas que o projeto se concretize em São José. “O prefeito de Blumenau está de parabéns pelo modelo gestão adotado no seu município, congregando benefícios para a classe empresarial, com visão estratégica, empreendedora aos que movimentam e fomentam a economia local. Nós da AEMFLO e CDL de São José estamos à disposição para ajudar na consecução deste projeto, pois somos uma cidade com grande potencial empreendedor, mas que ainda tem um processo burocrático e demorado para abertura de empreendimento”, revela.

O prefeito de Blumenau apresentou também o Ciad (Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição), que faz a gestão de armazenagem e distribuição de suplementos para três das áreas mais vitais da administração municipal: educação, saúde e assistência social, proporcionando mais eficiência, otimização de recursos, agilidade e organização na distribuição dos itens para a comunidade. Bernardes citou que preza pela transparência em sua gestão e, por isso, implantou ações como licitação ao vivo e salários abertos. Falou ainda sobre o programa Paradesporto Escolar, que auxilia como ferramenta inclusiva e beneficiando a saúde dos futuros paratletas.

Empresários receberam autoridades para debater a Praça do Empreendedor

Empresários na luta pela desburocratização no país

Uma iniciativa em São Paulo também vem chamando a atenção da classe empresarial. O Grupo Dínamo, com o apoio de diversas empresas e entidades, como Endeavor Brasil, Microsoft e Google, está buscando a implantação imediata de um projeto de lei, atualmente em consulta pública, para a abertura simplificada de empresas em São Paulo, reduzindo o prazo que hoje é de 90 para até cinco dias.

O projeto prevê um processo facilitado e eletrônico para abertura de empresas consideradas de baixo risco, que corresponde a 80% dos novos negócios, de acordo com sua área de atividade e tamanho do espaço físico. A implantação efetiva do projeto ajudará o Brasil a subir até 60 posições no ranking internacional Doing Business, do Banco Mundial, em que o país ocupa atualmente a 116ª posição entre 185 países. Uma melhor posição aumentará a atratividade do país para investimentos estrangeiros.

Iniciativas deste porte mostram responsabilidade do empresário com a sociedade. Gastando menos tempo e energia com burocracia, o empreendedor foca em fazer o negócio dar certo, gerando emprego e renda, movimentando a economia e levando qualidade de vida para muitas famílias. Faz parte dos empresários as características de mudar e inovar, buscando transformar o ambiente a sua volta para melhor. Com a implantação deste projeto em São Paulo, outras prefeituras do país devem se inspirar e promover iniciativas tão vantajosas como esta, afinal o empresário é o alicerce para a economia, força para a sociedade. #somostodosempresarios

O diretor Regional do Kobrasol da AEMFLO, Ewerton Luís Alves, ressalta a importância do movimento e diz que mais uma vez a iniciativa popular vai busca de melhorias para a sociedade. “Os governos municipais, estaduais e federal deveriam estender um tapete vermelho para quem busca empreender, mas o que vemos é o contrário. O que recebemos em troca são burocracia, morosidade, alta carga tributária, entre outros. Quem gira a economia é a iniciativa privada e está mais do que na hora dos governos entenderem isto”, afirma.

Conheça mais sobre a iniciativa aqui.

Prefeito de Blumenau falou sobre a importância da Praça do Empreendedor para a cidade

13/07/2016

Mais notícias