Acesso Rápido

Blog

Quais são os departamentos mais importantes de uma empresa?

28/09/2017

A divisão de uma empresa em departamentos específicos é fundamental para assegurar a organização e o sucesso do empreendimento, já que são esses departamentos que garantem a delimitação de tarefas, controle de atividades e outras funções importantes dentro de uma empresa. Apesar de cada setor ser responsável por uma área específica, é o conjunto de todos eles que irá assegurar o bom funcionamento do negócio.

Os departamentos de uma empresa podem variar de acordo com o tamanho e atividade exercida por ela, mas há alguns setores que são indispensáveis para a boa gestão de qualquer empreendimento de pequeno, médio ou grande porte. Abaixo, listamos os principais departamentos de uma empresa e suas funções.

Departamento Administrativo

Em boa parte das empresas, esse departamento tem a responsabilidade de elaborar as estratégias da empresa, gerenciar as tarefas, fiscalizar as atividades dos demais departamentos e tomar decisões importantes. É o departamento administrativo que deve liderar os demais setores e coordená-los para que haja alinhamento entre eles a fim de alcançar os resultados desejados pela empresa.

Com base nas outras atividades exercidas pelos setores da empresa, o departamento administrativo também tem a função de reunir informações importantes para traçar novos objetivos e estratégias para a empresa. Por isso, é fundamental que esse departamento tenha conhecimento de todos os processos que acontecem dentro de uma organização.

Departamento Financeiro

O departamento financeiro é responsável por administrar todos os recursos de uma empresa. Sua função é exercer controle no fluxo de caixa, garantindo uma boa gestão sobre as despesas, receitas, repasse de recursos e demais movimentações financeiras.

A boa administração de recursos, corte de custos e investimentos corretos podem refletir em melhores resultados e, consequentemente, trazer mais crescimento para a empresa. Dessa forma, mesmo que você tenha uma micro empresa, o departamento financeiro é essencial para o sucesso de seu empreendimento. Aqui, abordamos os pilares de uma boa gestão financeira. Saiba mais!

Recursos Humanos (RH)

Em uma empresa com muitos funcionários, o RH tem um papel fundamental para o sucesso e crescimento da organização, sendo o departamento responsável por espalhar a cultura organizacional, capacitar e estimular os funcionários, realizar a comunicação interna, garantir a segurança no trabalho etc. Além disso, o setor de RH deve assumir um papel responsivo e ser operante nas estratégias da empresa de uma maneira geral, devendo alinhar as políticas de cada setor com os objetivos e resultados desejados pela organização.
O RH também tem a função de contratar e demitir pessoas e desempenha um importante papel para reter pessoas capacitadas e qualificadas. Neste artigo, demos dicas de como capacitar o RH de sua empresa.

Departamento Comercial

Esse setor é responsável pelas atividades de venda da empresa, desde as estratégias de divulgação dos produtos ou serviços até a prospecção e fidelização de clientes. O departamento comercial tem uma função muito importante para a empresa, já que o sucesso dela depende (e muito) dos resultados da venda dos produtos finais. 

Sua empresa pode até ter um bom departamento administrativo, financeiro e de RH, mas de nada adianta se ela não tiver um departamento comercial atuante e que traga bons resultados. Portanto, se você quer que suas vendas prosperem, tenha um departamento comercial de qualidade em sua empresa.

Algumas empresas realizam as operações de venda e pós-venda pelo telefone. Se esse é o seu caso, confira as dicas que separamos para aumentar seu poder de venda. Clique aqui.

Os departamentos de uma empresa devem dialogar entre si e contribuir de maneira efetiva para o sucesso da organização. Sem uma divisão de tarefas e funções, a empresa corre o risco de não alcançar os resultados desejados e pode, até mesmo, ir à falência pela má gestão de recursos, pessoas e demais atividades importantes de uma empresa.

A AEMFLO e CDL-SJ oferecem Cursos Incompany que auxiliam a gerenciar melhor os departamentos de uma empresa. Conheça todos os temas de cursos e palestras que oferecemos para sua empresa e aproveite para treinar seu time. 

28/09/2017

Mais Postagem