Acesso Rápido

Blog

Entenda os pilares de uma gestão financeira funcional

25/04/2017

Gerenciar uma empresa exige vários processos e um planejamento de todas as ações, principalmente quando falamos na gestão financeira da mesma. Para sua empresa crescer de forma planejada, é fundamental que a gestão financeira esteja alinhada com objetivos a serem alcançados.

Mais do que gerenciar é preciso entender os reais ganhos de uma gestão financeira funcional. Entenda a seguir os pilares de uma gestão financeira funcional. Confira:

Ter um planejamento estratégico
Elaborar um planejamento estratégico das finanças da sua empresa é imprescindível. Um planejamento estratégico garante segurança e define qual caminho deve ser seguido. É claro que imprevistos podem ocorrer, mas com um planejamento das finanças, as chances diminuem. O planejamento estratégico das finanças deve ser feito anualmente e dependendo da necessidade, até mesmo em cada semestre. 

Buscar conhecimento sobre finanças
Para gerenciar as finanças da sua empresa de maneira correta, é muito importante ter conhecimento sobre o que está sendo feito. Por isso, um dos pilares para uma gestão financeira funcional é buscar conhecimento sobre finanças. Além da Internet, hoje existem diversos cursos de capacitação e treinamento para capacitar você e seus colaboradores, preparando a equipe para as situações que envolvem uma gestão financeira eficiente. Confira a agenda de cursos de capacitação da AEMFLO CDL São José.

Controlar todo o dinheiro que entra e sai do caixa
O caixa é onde entra e sai todo o dinheiro da empresa. Por este motivo, é essencial controlar o caixa da empresa, dessa forma, tendo conhecimento de todas as movimentações realizadas durante o mês. Após esse levantamento, é o momento de analisar e comparar com os meses anteriores, evitando fraudes, poupando despesas e prevendo gastos para o próximo mês.

Conhecer os gastos reais e ajustar o preço de venda do seu produto/serviço
Falando em gastos, para que o seu produto ou serviço tenha um preço competitivo e de acordo com a realidade do mercado, é necessário conhecer os gastos reais da sua empresa em produzir o produto ou em realizar tal serviço. Só assim será possível ajustar o preço para que sua empresa consiga seguir com o planejamento financeiro proposto.

Buscar ferramentas que auxiliem e automatizem a gestão
Existem diversas ferramentas e softwares que auxiliam na automatização da gestão financeira da sua empresa. Encontre um que mais se encaixe com as necessidades da sua empresa e facilite a gestão das finanças, facilitando processos.

Gostou do artigo? Confira em nosso blog mais conteúdos sobre finanças, administração e entre outros temas!

25/04/2017

Mais Postagem