Acesso Rápido

Blog

Como capacitar o RH de sua empresa?

18/09/2017

A importância de capacitar a equipe de uma empresa já era reconhecida desde a implementação das primeiras indústrias, quando treinamentos eram utilizados como forma de organizar e qualificar a força de trabalho. Em tempos atuais, as empresas têm dado mais atenção aos cursos e treinamentos para capacitar seus funcionários a fim de formar um time competitivo e qualificado para conseguir se destacar em meio às adversidades do cenário econômico atual.

É o que aponta um estudo realizado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD). Segundo dados do levantamento, o tempo de treinamento, em 2016, para cada colaborador foi de 22 horas, um aumento de 33% em comparação ao ano anterior. Em relação ao valor investido em cada funcionário, houve crescimento de 24%, chegando à marca de R$ 624 investidos em cada funcionário.

Investimento em RH

Um dos setores que mais tem recebido investimentos dentro de uma empresa é o setor de Recursos Humanos (RH). O RH tem um papel fundamental para o sucesso e crescimento de uma organização e as empresas sabem disso. Ao contrário do que muitos pensam, esse setor não é responsável por simplesmente contratar ou demitir pessoas. 

O RH vai muito além disso: ele precisa assumir um papel responsivo e estratégico dentro de uma empresa, espalhar a cultura organizacional, missão e valores para os funcionários, alinhar as políticas do setor com os objetivos a serem alcançados pela empresa e estimular e dar suporte aos demais funcionários.

A seguir, vamos te dar 3 dicas para capacitar o RH de sua empresa. Confira!

Treinamento de liderança

O papel desse tipo de treinamento é desenvolver habilidades de líderes nos profissionais de RH. Com isso, eles serão capazes de gerir melhor a cultura organizacional, estimular os demais profissionais e aumentar a produtividade. Com um verdadeiro líder no comando, o desempenho dos demais funcionários tende a ser muito melhor, pois poderão contar com um profissional para auxiliar a atingir os objetivos traçados.
 
Um líder também precisa pensar nos resultados da empresa. Nesse sentido,  o treinamento de liderança também é eficiente para ajudar o profissional de RH a pensar em estratégias que alinhem o trabalho da organização com os resultados que ela deseja alcançar.

Coaching

O processo de coaching é mais uma opção para capacitar o RH de sua empresa. Ele ajuda a desenvolver e melhorar habilidades pessoais e profissionais, estimula o relacionamento interpessoal, fortalece a inteligência emocional e ajuda a tomar melhores decisões. Tudo isso contribui para formar um profissional mais hábil para selecionar, potencializar e reter talentos, o que contribui para trazer resultados e crescimento para a empresa. 
 
O coaching visa estimular a capacitação individual, oferecendo atendimento personalizado para cada membro da equipe de RH, o que é de fundamental importância, pois cada profissional tem aspectos particulares a serem trabalhados e melhorados.

Treinamento motivacional

Para um profissional de RH conseguir lidar com as responsabilidades citadas acima, é fundamental que ele esteja motivado. O treinamento de motivação é muito importante nesse sentido, já que tem como objetivo promover e estimular ações para que a equipe se sinta motivada e, assim, se torne mais produtiva.

Dessa forma, a equipe de RH vai estar melhor preparada para transmitir mais confiança e engajar os demais funcionários da empresa a também serem mais produtivos. Isso pode refletir em melhores resultados e maior crescimento para a empresa.

Uma das alternativas para capacitar o RH de sua empresa é recorrer a cursos, feiras e treinamentos fora da empresa. Além disso, existem muitas opções de cursos online, que acabam oferecendo melhores opções de custo-benefício. Mas lembre-se: capacitação é sempre um investimento e nunca um gasto!

A AEMFLO e CDL-SJ oferecem cursos e palestras para ajudar a capacitar o RH de sua empresa e torná-la mais atuante e produtiva. Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Além disso, aqui você pode conferir toda nossa agenda de cursos, palestras e eventos. 

18/09/2017

Mais Postagem