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5 dicas para aplicar no feedback e fazer a conversa fluir

22/11/2016

O feedback é fundamental para o desenvolvimento profissional e, óbvio, para a produtividade das empresas. Segundo a consultora Desirée Freccia, vivemos hoje em uma era onde precisamos do trabalho em equipe e a equipe é feita de processos e procedimentos. Esses processos e procedimentos precisam estar alinhados e serem cada vez mais aprimorados. “Quando alguém não consegue realizar tal processo ou procedimento, precisa receber um feedback, que é um fator estratégico para ampliar a competitividade das equipes”, revela.

 

Desirée ressalta o cuidado que deve-se ter na hora de dar o feedback. “Nós seres humanos somos frágeis, sensíveis, temos ego, orgulho, entre outras características. Então na hora de aplicar um feedback deve-se ter cuidado e alinhamento para que a crítica ou sugestão seja de melhoria”, diz. A consultora explica que a prática do feedback hoje em dia é mais pontual e quando é realizado em uma determinada periodicidade ou sistemática chama-se avaliação de desempenho. “Independente da periodicidade, o ideal é que o feedback seja feito sempre em cima de um procedimento, de algo que foi combinado”, relata.

 

A consultora ressalta que a cultura de melhoria ainda é nova para nós. “Na sociedade oriental, por exemplo, as próprias religiões, como a budista, já preparam as pessoas para o caminho. E na sociedade ocidental há um pseudo conhecimento de depois dos 12, 14 anos nós já temos que saber de tudo. Então está havendo uma mudança de paradigmas e é por isso que algumas pessoas têm medo ou resistência de receber feedback. Porém, essa questão já está sendo trabalhada nas grandes empresas, líderes vêm sendo preparados e isso tem melhorado nos últimos anos”, pondera.

 

Desirée reforça que só existe feedback construtivo, quando ele é taxado como negativo significa que faltou clareza. “O objetivo do feedback é encontrar soluções, melhorias”, conclui. Para finalizar, ela revela 5 dicas para aplicar no feedback e fazer a conversa fluir:

 

1 – Cuide do seu tom de voz, da linguagem verbal e não verbal;

 

2 – Se atenha aos fatos e não às percepções;

 

3 – Acompanhe a solução que foi acordada durante o feedback;

 

4 – Durante a conversa, elogie se o outro for merecedor e 

 

5 – Elogie mais, crie uma cultura de acompanhamento de pessoas e de processos.

 

Assunto foi abordado em curso do NED

 

Desirée abordou o tema durante o curso intensivo realizado pelo NED (Núcleo de Gestores Educacionais), da AEMFLO e CDL São José, que iniciou em setembro e finalizou na última terça-feira (22/11). Mais de 40 pessoas participaram do curso, entre gestores e colaboradores das escolas. Além do feedback, a consultora trabalhou temas como atendimento e vendas, gestão de qualidade, entre outros.

 

Curso do NED abordou a importância do feedback

 

O integrante do NED, Luiz Fernando Werkhauser, participou do curso e afirma que os conhecimentos adquiridos vão ajudar bastante em sua rotina. “A Desirée trouxe muitas informações e esclareceu diversas dúvidas, principalmente em relação à liderança e planejamento estratégico. Agora é aplicar tudo que aprendemos em nosso dia a dia e começar 2017 com todo o gás”, revela.

 

Integrantes do NED concluíram o curso intensivo este mês

 

22/11/2016

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