Acesso Rápido

Notícias

Núcleos empresariais em ação! Confira as últimas novidades

10/10/2016

Buscando cada vez mais conhecimento, os núcleos empresariais da AEMFLO e CDL São José estão organizando diversos treinamentos e palestras para capacitar seus integrantes. Recentemente, a Aecia, NED, Nucont e Rota Automotiva realizaram alguns eventos. Confira:

 

Integrantes do Nucont participam de curso sobre ativo imobilizado

 

O Nucont (Núcleo de Contadores de Gestão Empresarial) da AEMFLO e CDL São José organizou o curso sobre ativo imobilizado, que é o conjunto de bens tangíveis necessários para a manutenção das atividades da empresa, como máquinas, por exemplo. O curso, que focou nos aspectos tributários, foi ministrado pelo instrutor Édison Remi Pinzon, no dia 21 de setembro, na sede do Icep (Instituto de Consultoria Educacional e Pós-graduação), no Kobrasol.

 

Pinzon demonstrou na prática os principais aspectos fiscais pertinentes ao controle de bens do ativo imobilizado, envolvendo as legislações do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços), PIS (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

O instrutor ainda abordou os impactos vigentes desde 2015, por conta da lei 12.973/2014, referente aos ajustes de avaliação patrimonial, juros em fase de construção ou instalação de bens, diferenças de cálculo entre as depreciações fiscal e contábil, etc. Além disso, Pinzon trouxe informações pertinentes ao registro da ECF (Escrituração Contábil Fiscal).

 

A integrante do Nucont, Maria Fernanda Fidelis, participou do curso e afirma que foi muito produtivo. “Eu trabalho mais na área fiscal e ele abordou mais os aspectos tributários, mas foi muito interessante, principalmente porque ele falou de algumas mudanças na legislação que estão por vir, sem especificar datas”, relata.

 

Liderança e motivação são temas de palestra da Aecia

 

Integração, network e muito conhecimento. Assim foram os três dias de encontro dos integrantes da Aecia (Núcleo Empresarial Catarinense de Instaladores de Aquecedores) da AEMFLO e CDL São José, nos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Eco Hotel Arraial do Ouro, em Gaspar.

 

Empresários da Aecia conferiram palestra sobre liderança e motivação

 

Os empresários aproveitaram para participar da palestra “Liderança e Motivação”, ministrada pelo consultor e coach Cláudio Giovani Peixer. Dois temas importantes que, quando andam juntos, refletem no sucesso das empresas. Um colaborador motivado, com perspectivas, alcança os melhores resultados e transmite os valores da empresa, contagiando a todos. E o líder tem papel fundamental neste contexto, sendo o responsável por garantir que os colaboradores saibam de sua importância dentro da empresa.

 

O coordenador do núcleo, César Lobe, afirma que a palestra foi excelente. “Promoveu a interação entre os nucleados, que prestaram atenção e anotaram os principais pontos do assunto. A grande lição é que não devemos focar no lado negativo quando tivermos algum problema e sempre tentar enxergar o aspecto positivo. Todos saíram bem motivados para aplicar o que aprenderam nas empresas”, afirma. Lobe conta o palestrante também abordou planejamento. “Muita gente já está fazendo o planejamento para 2017, mas o ano ainda não acabou e até dezembro tem muita coisa para acontecer”, relata.

 

NED inicia curso intensivo para gestores e colaboradores de escolas

 

O NED (Núcleo de Gestores Educacionais) da AEMFLO e CDL São José, iniciou um curso intensivo para capacitação de gestores e colaboradores de escolas, com a consultora Desirée Frechia. O curso, que iniciou em setembro, segue até novembro, conta com cerca de 40 participantes e é dividido em seis módulos. Os três primeiros já foram realizados.

 

Integrantes do NED estão participando de curso intensivo

 

O primeiro módulo, realizado no dia 23 de setembro, no Icep (Instituto de Consultoria Educacional e Pós-graduação), foi destinado apenas para os gestores e abordou a liderança e o gerenciamento necessários para formação de equipes prestadoras de serviços. Já o segundo e o terceiro, ocorreram no dia 27 de setembro, na sede da AEMFLO e CDL São José, que foi aberto também aos colaboradores das escolas. Na ocasião, Desirée falou sobre como lidar e desenvolver clientes internos e externos para a sinergia necessária e se aprofundou nas principais competências comportamentais: motivação, inteligência emocional, resiliência, relações interpessoais construtivas, comunicação assertiva e resolução de conflitos.

 

A integrante do NED, Lélia Regina Kremer Gamba, afirma que o curso está sendo uma grata surpresa. “É um programa eficiente, que norteia os diretores e a equipe de gestores, principalmente em relação ao planejamento, trazendo um novo olhar para a gestão, sem tirar a essência da educação”, afirma.

 

Palestra da Rota Automotiva aborda tecnologia de veículos elétricos e híbridos

 

Os integrantes do núcleo Rota Automotiva da AEMFLO e CDL São José conferiram a palestra “Conhecendo a tecnologia dos veículos elétricos e híbridos”, ministrada pelo instrutor Anderson Marchi, no dia 29 de outubro, na sede da AEMFLO e CDL São José, em Barreiros.

 

Tecnologia de veículos elétricos e híbridos foi tema de palestra da Rota

 

O instrutor mostrou aos mecânicos da Rota a evolução dos veículos elétricos e híbridos e se aprofundou no funcionamento dos sistemas de propulsão elétrica, sistemas de armazenamento de energia e seus componentes, além dos cuidados na reparação desses veículos.

 

O integrante da Rota, Wanderlúcio Wagner, participou da palestra e comenta que foi muito produtiva. “É sempre interessante participar destes cursos, pois sempre saímos com algum aprendizado. A tecnologia está sempre avançando e temos que estar preparados para as demandas das nossas oficinas”, afirma.

 

Setembro, aliás, foi o mês das capacitações para a Rota. No dia 1º, os nucleados participaram de um curso sobre transmissão automatizada para modelos GM, Easytronic, Volkswagen I-Motion e Fiat Dualogic. Já no dia 14, os mecânicos conheceram um pouco mais sobre o sistema de injeção direta e sonda lambda. Os nucleados não vão parar por aí. Em outubro e novembro tem mais!

 

10/10/2016

Mais notícias