Acesso Rápido

Notícias

O que fazer para a sua empresa fechar bem o ano?

05/07/2017

O segundo semestre do ano chegou e, para as empresas, esta é a hora de rever o planejamento e até repensar as estratégias e metas para fechar bem o ano. A economia vem mostrando sinais de recuperação: as vendas na Páscoa, no Dia das Mães e no Dia dos Namorados, por exemplo, apresentaram um pequeno aumento. Os economistas estão com boas expectativas para este segundo semestre, mas ainda assim a economia brasileira está longe de proporcionar o melhor panorama à classe empresarial. E o quê a sua empresa pode fazer para fechar bem o ano, mesmo neste cenário instável?

 

O diretor do Programa “Planejamento e Gestão Empresarial” da AEMFLO e do Instituto Liderare, Carlos Serpa, garante que, para alcançar bons resultados, as empresas precisam ser mais flexíveis e persistentes. “Ser flexível porque as mudanças são constantes e persistente para não se desmotivar mesmo diante de um cenário desanimador. Muitos setores, como a construção civil e tecnologia, tiveram que adaptar seus produtos e serviços para se manter no mercado”, afirma. Serpa explica que, para se adaptar à nova realidade, as empresas precisam acompanhar de perto as mudanças, ter um olhar mais positivo, ampliar a comunicação com a equipe interna e se aproximar cada vez mais dos clientes.

 

É o que a Pirâmide está fazendo. O empresário Rodrigo Schmitt conta que a empresa, que atua na fabricação de blocos de concreto e lajes pré-moldadas, está investindo forte no marketing digital para fechar bem o ano. “Fizemos uma nova logo, estamos investindo mais nos e-mails marketing, facebook etc. E tem dado resultado! Já conquistamos novos clientes e recuperamos alguns antigos”, diz.

 

Schmitt explica que o primeiro semestre começou positivo, deu uma recuada em razão das polêmicas na política, mas que, agora, está começando a reagir novamente. “Estamos confiantes para o segundo semestre. Vamos aproveitar a crise para melhorar o que tem de ser melhorado e entrar com tudo no mercado. Além do marketing digital, estamos investindo em novos equipamentos para aumentar a produção. E no ano que vem, queremos gerar mais negócios e dobrar as vendas”, relata.

 

A TrueIT, que presta serviços de suporte técnico em informática e consultoria na área de segurança da informação para empresas, também está otimista. O empresário Ewerton Luís Alves afirma que a empresa vai manter o planejamento desenhado para o ano, mas pondera que isto exigirá um esforço em conjunto de todos os envolvidos. “O primeiro semestre foi de leve recuperação, mas ainda há uma grande desconfiança do mercado em relação ao futuro político do Brasil. Na nossa empresa, estamos conseguindo alcançar as metas estabelecidas, porém o esforço está sendo muito maior”, revela. Alves explica que, mesmo com a instabilidade econômica, sempre há oportunidade. “Se não é de investimento em equipamentos, há espaço para a manutenção da estrutura atual”, conta.

 

Alves explica que os empresários podem não ter o controle sob a economia, mas dentro das empresas é preciso aplicar toda a energia possível, espalhando otimismo e entusiasmo para as pessoas que estão em volta. O empresário conta o que vai fazer para fechar bem o ano. “A expectativa é manter o crescimento, muito próximo do alcançado em 2016 e para isto criamos algumas alternativas para o incremento das receitas através de novos produtos e serviços, porém cuidando diariamente dos custos”, relata. Para o ano que vem, Alves crê que a economia manterá o mesmo ritmo dos últimos dois anos. “A estabilidade econômica está diretamente ligada ao cenário político, que terá uma mudança somente com as eleições presidenciais de 2018”, conclui.

 

05/07/2017

Mais notícias