Acesso Rápido

Notícias

Micro e pequena indústria amplia geração de emprego e exportações

18/07/2018

Conforme levantamento realizado pelo Observatório FIESC, as micro e pequenas empresas (MPEs) foram as principais responsáveis pela geração de empregos industriais em 2017. O saldo de empregos, indicador que registra a movimentação dos trabalhadores mensalmente, mostra que, no acumulado de 2017, as MPEs da indústria geraram mais de 10 mil novas vagas, contra 4 mil das médias e grandes empresas. Nos cinco primeiros meses de 2018, as micro indústrias foram as que mais geraram vagas, com 9.136 postos de trabalho.

As micro e pequenas indústria também têm se destacado no crescimento do valor das exportações. De 2010 a 2017, elas aumentaram as exportações em um ritmo de 3,4% ao ano, enquanto que as médias e grandes empresas cresceram a 1,4% e 0,3% ao ano, respectivamente. Ainda que crescente, a participação do volume exportado pelas MPEs é de apenas 2,4% (US$ 205 milhões) do total catarinense.

“Para que as pequenas indústrias se tornem ainda mais competitivas, é fundamental investir na capacitação dos colaboradores, avalia o presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Nadir Koerich, salientando que as entidades incentivam o desenvolvimento através de projetos como o Programa de Gestão Empresarial (PlaneMPE) e o Programa Cidade Empreendedora.

A pesquisa salienta que em Santa Catarina as micro e pequenas empresas, com até 99 trabalhadores, somam quase 50 mil, ou 98% do universo empresarial e alocam 350 mil trabalhadores, quase 52% dos empregos, enquanto que no Brasil este indicador é de 46%, mostram os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).


Confira aqui, o Radar Econômico, publicado pela FIESC.

18/07/2018

Mais notícias