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Saiba como a gestão do tempo pode auxiliar no aumento da produtividade

13/09/2016

As pessoas têm as mesmas 24 horas em um dia, e o tempo não diminui ou aumenta para ninguém. O que podemos fazer para tornar o dia mais produtivo é saber gerir o tempo. Algumas dicas, por mais simples que sejam, ajudam na hora de organizar e concluir as tarefas do dia a dia.

 

A primeira delas é estabelecer horários. Uma rotina desorganizada está entre os principais motivos para despertar aquela sensação de que não há tempo suficiente para fazer o que se deseja. Por isso, estabeleça horários para as refeições, dormir, praticar exercícios e trabalhar. O psicólogo, comunicólogo e sócio da empresa Potencial, Adroaldo Faraco, enfatiza que é preciso estabelecer rotinas e começar o dia sempre por elas. “Liste as prioridades em cada novo desafio e assinale quando tiver sido completada. Não adie assuntos importantes e jamais deixe nada pela metade”, alerta.

 

O pouco tempo livre para planejar as próximas atividades é de grande utilidade para não se perder nas responsabilidades do dia a dia. A organização leva a pessoa a crer que suas tarefas para as próximas horas ou dias serão feitas com mais rapidez. Organizar o ambiente também é de extrema importância. Faraco cita como exemplo uma mesa de trabalho arrumada, que proporciona achar o que precisa rapidamente, não perder documentos e transmite a sensação de produtividade.

 

Saber o que deve ser realizado com mais rapidez é primordial para tornar o dia mais produtivo. O psicólogo explica como definir as prioridades. “Existem tarefas circunstanciais, as importantes e as urgentes. A lista de prioridades deve começar pelas tarefas importantes!”, destaca. O comunicólogo ressalta também a importância de estar descansado para concluir as tarefas do dia. O cansaço é um dos principais motivos para a queda de desempenho. “Além disso, com o descanso, podemos reorganizar o pensamento para a tomada de decisões”, relata.

 

Faraco ainda destaca como as pessoas podem utilizar a tecnologia a seu favor, já que os celulares contam com inúmeros recursos, como aplicativos destinados a ajudar na organização do tempo, como lembretes, por exemplo. “A tecnologia pode agilizar as informações e o contato entre as pessoas envolvidas, facilitando o feedback e o follow up”, conclui.

13/09/2016

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