Acesso Rápido

Notícias

Finlândia e Santa Catarina iniciam processo de parceria para abertura de mercado

19/10/2023

Abrir portas para um mercado promissor e inovador como a Finlândia foi o objetivo da visita da embaixadora da Finlândia, Johanna Karanko, e da cônsul Honória Roseanne Fontana, nesta quarta-feira, 18/10, na sede da Facisc. O evento promovido pela Federação e pela Fundação Empreender, compõe a programação da missão em Santa Catarina, que também teve encontro com outras entidades e lideranças. A AEMFLO foi representada pela diretora de Núcleos Empresariais, Mauriceia Mafra. 


 

O diretor de Relações Internacionais da Facisc, Sérgio Matte, destacou que a Federação vem construindo relações institucionais para abrir portas para os empresários em mercados promissores. “Queremos criar e fortalecer laços estratégicos para abrir as fronteiras catarinenses, seja nas relações comerciais, seja na educação, na tecnologia ou na sustentabilidade”, declarou.

A embaixadora da Finlândia, Johanna Karanko já esteve em 1997 como jovem diplomata e ficou impressionada com o crescimento do estado de Santa Catarina. “Uma dos mais importantes objetivos desta visita é aproximar a Finlândia de Santa Catarina para realização de negócios entre nossas empresas. Nossa intenção é fazer investimentos para que aproximem nossos países”, destacou.

Conhecida como a Terra da felicidade, a Finlândia tem 5,5 milhões de habitantes, é membro da União Europeia e os setores mais importantes da economia são serviços 69%, produtos manufaturados representam 38% , sendo 40% metal, produtos químicos e silvicultura 20% cada, e 11% comidas e bebidas, e 2% agricultura. “Somos felizes porque investimentos em educação desde a primeira infância. Somos felizes pagadores de impostos porque temos retorno disso”, ressaltou a embaixadora Johanna Karanko. São os maiores importadores de café, metais e celulose. “Somos o país da Nokia, mas temos muitas empresas que são destaque mundial”. A Finlândia tem colaboradores em três estados brasileiros: Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro e mais oito estados com representação de cônsules honorários. A Finlândia conta a Business Finland, que oferece serviços de internacionalização, investimentos, turismo e financiamento à inovação. No Brasil, o escritório da Business Finland oferece apoio à internacionalização para empresas finlandesas que buscam arrojada expansão e renovação de negócios.

Segundo Jonathan Linzmeyer, coordenador de Relações Internacionais da Fundação Empreender, a abertura de Santa Catarina, para outros mercados é um dos objetivos da Fundação Empreender e na Facisc. “As visitas à Romênia e ao Paraguai realizadas no mês de setembro já trouxeram resultados surpreendentes para o estado de SC”.

Jonianderson Menezes secretário adjunto da Indústria, do Comércio e do Serviço de Santa Catarina afirmou que o trabalho de retomada voltado para investimentos em indústria, comércio e serviços com fortalecimento desses segmentos no estado de Santa Catarina é uma força-tarefa do atual governo.

A cônsul Honória da Finlândia, Roseanne Fontana, disse que é importante aproximar os países para reforçar as parcerias ganha ganha “Ligar pontes e criar oportunidades entre Brasil e Finlândia são objetivos desta aproximação”, explicou. O consulado tem jurisdição no Paraná e Santa Catarina.

Juliano Froehner, secretário de Estado da Articulação Internacional, disse que Santa Catarina tem total interesse no ponto de vista educacional e tecnológico. Santa Catarina é a Finlândia têm total sintonia e valores. “Enxergamos as coisas do mesmo jeito. Como Santa Catarina, a Finlândia faz muito mais com menos e agrega valor ao que fazem”. Agora o estado e a Finlândia passarão a dar um passo maior para o processo de construção dessa parceria.

A visita institucional faz parte da programação do COMEXperience, iniciativa da Facisc para os núcleos de comércio exterior do Programa Empreender que atuam nas associações empresariais. Os empresários integrantes dos Núcleos de Comércio Exterior também tiveram um encontro para tratar sobre temas de interesse do setor, como por exemplo as Soluções FACISC para Comércio Internacional, a International Visitor Leadership Program 2023, a Dinâmica Global e o Comércio Internacional catarinense.

*Com informações da Facisc.

 

19/10/2023

Mais notícias