Acesso Rápido

Notícias

Evento da AEMFLO e CDLSJ mostra que transformação digital e inteligência artificial estão acessíveis para empresas de todos os portes

12/04/2024

Nesta quarta-feira, 10/4, o renomado profissional de TI, Eduardo Rossettini, com mais de 20 anos de experiência no setor, revelou a empresários associados à AEMFLO e CDL de São José, as tendências em transformação digital e inteligência artificial na era contemporânea. Rossettini, especialista em cloud computing, transformação digital e cibersegurança, atualmente atua como Technical Account Manager no Google Cloud, e trouxe um vasto conhecimento adquirido ao longo de sua carreira em empresas como Cisco Systems, Vodafone e Fujitsu.


 

O evento aconteceu na sala de cinema do Continente Shopping e foi uma pré-estreia do projeto Conecta 360. Segundo a vice-presidente de Relações Institucionais da CDL de São José, Cintia Pieri, a palestra é uma amostra do que o Conecta vai trazer aos empresários. “Vamos unir muita informação a ferramentas para dar ao empresários um pacote completo e promover a transformação digital a todas as empresas”.


Marco Aurélio Garzin, superintendente do Continente Shopping, Cintia Pieri, VP da CDL-SJ, e, Gilson Zimmermann, executivo da AEMFLO e CDLSJ 
 

Na palestra, Rossettini destacou a importância dos dados na transformação digital, ressaltou como a Inteligência Artificial e o Machine Learning têm se tornado catalisadores essenciais nesse processo. “É um mito que a transformação digital é exclusiva para grandes empresas. Ela pode trazer benefícios significativos para empresas de todos os tamanhos, abre novos modelos de negócios e otimiza processos”, explica. Um dos pontos abordados foi o papel da Inteligência Artificial como impulsionadora de modelos de negócios já estabelecidos, exemplificado pela história de sucesso da Netflix. No entanto, Rossettini enfatiza que a adoção da transformação digital não significa substituir o ser humano pela máquina, mas sim integrar tecnologia e expertise humana para alcançar resultados superiores.



Por onde começar?

Para empresas interessadas em iniciar sua jornada rumo à implementação da Inteligência Artificial, Rossettini apresentou 10 etapas fundamentais para lançar o primeiro caso de uso em apenas 30 dias.

Rossettini sugeriu aos empreendedores que sigam as seguintes etapas:

1. Identificar um domínio específico para aplicação da lA.

2. Selecionar um perfil para liderar o projeto.

3. Determinar as fontes de dados disponíveis e necessárias.

4. Criar uma equipe multidisciplinar dedicada ao projeto.

5. Definir metas claras e mensuráveis.

6. Desenvolver a interface de usuário e prompts com a colaboração de especialistas.

7. Expandir o uso para um grupo inicial de usuários.

8. Elaborar um plano de operações para garantir a eficiência do sistema.

9. Estender a aplicação para outros casos de uso dentro da empresa.

10. Avaliar constantemente o progresso e fazer ajustes conforme necessário.

Segundo Rossettini, ao seguir essas etapas, as empresas podem adotar uma abordagem rápida, fácil e de baixo risco para iniciar sua jornada rumo à implementação da Inteligência Artificial, demonstrar o impacto positivo para os líderes e promover uma cultura orientada a dados em toda a organização.

 

12/04/2024

Mais notícias