Acesso Rápido

Notícias

São José tem aumento no número de Jovens Empreendedores

08/06/2022

Empreender é uma opção que há algum tempo se tornou escolha para muitos jovens. Segundo o Sebrae, na pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2021 ter o próprio negócio é o terceiro sonho de 46% dos brasileiros, acima do sonho de fazer carreira dentro de uma empresa, que está na oitava posição. O empreendedorismo ainda aparece por necessidade e falta de outras oportunidades no mercado de trabalho. A pesquisa mostra que 48,9% dos novos negócios no país são abertos ou mantidos com essa motivação.


 

Em São José a realidade acompanha os números da pesquisa do Sebrae. Segundo dados levantados pela AEMFLO e CDL-SJ, o número de jovens empreendedores também aumentou na AEMFLO/CDL Jovem. O núcleo teve um aumento de 112% em número de jovens empreendedores e 92% em número de empresas. 

Segundo o coordenador geral da AEMFLO/CDL Jovem, Thiago Crisóstomo da Silva, isso se deve a uma junção de fatores. “Muitos jovens buscam o núcleo para ampliar seus conhecimentos, rede de relacionamento e para fazer mais negócios. Aliados a isso, está a vontade do jovem em empreender como mostra a pesquisa. Isso reflete diretamente no aumento do número de empresas lideradas por jovens”. O empresário lembra que participar do núcleo agrega valor aos empreendedores e às suas empresas, gera transformação tanto nos negócios como na vida pessoal devido à facilidade de acesso e abre portas para novos negócios. 

Para Diogo Bez Fontana, empresário e participante do núcleo, que é coordenador Administrativo da AEMFLO/CDL Jovem, o núcleo possibilita o crescimento em conjunto e o apoio coletivo de pessoas que estão com a intenção de crescer no empreendedorismo. “Aqui estou rodeado de empreendedores que estão no mesmo desejo de crescimento e absorção de conhecimento”, destaca.

A GEM é uma sondagem feita em 50 países e coordenada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Brasil. O país participa da pesquisa desde 2002.

 

08/06/2022

Mais notícias