Acesso Rápido

Notícias

Prepare-se! O eSocial está chegando e será obrigatório para todas as empresas

18/09/2017

Faltam poucos meses para a liberação do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais (eSocial) que será disponibilizado aos empregadores. A obrigatoriedade começará dia 1º janeiro de 2018 para grandes empresas e para as demais, no dia 1º julho de 2018. O sistema centralizará todas as informações trabalhistas que hoje são enviadas por diversos meios à Receita Federal, Ministério do Trabalho, Caixa Econômica Federal e Previdência Social.

 

Com o objetivo de orientar os empresários da Grande Florianópolis sobre a implantação do Sistema, a AEMFLO e CDL São José oferecem o curso eSocial para Micro e Pequena Empresa. O próximo curso será realizado no dia 13 de dezembro. Para saber mais, clique aqui.

 

O curso pretende discutir e compartilhar ações que os gestores, empresários e colaboradores poderão colocar em prática para que o processo de transição seja eficiente.

 

Dicas importantes!

 

O Guia Trabalhista destaca procedimentos importantes para sua empresa aplicar ao implantar o eSocial:

 

-  Verificar se o desenvolvedor/distribuidor do seu software de departamento pessoal está procedendo às atualizações devidas e o suporte necessário para a geração dos arquivos para o eSocial. Apesar da versão final de testes ainda não ter sido liberada, todo o código do layout já foi apresentado, permitindo que os desenvolvedores já possam trabalhar nas atualizações do seu sistema interno.

 

-  Analisar o cadastro de funcionários da sua empresa. Atualizar, caso seja necessário, os dados e certificar de que os dados atuais estão corretos. Este processo poderá evitar transtornos futuros na hora da implementação. Existe uma ferramenta disponibilizada pelo próprio INSS que irá acusar caso algum dado esteja divergente aqueles cadastrados nos órgãos oficiais.

 

-  Rever se as rotinas trabalhistas como admissão, demissão, férias, aviso-prévio estão cumprindo os requisitos e os prazos legais estabelecidos.

 

Fique por dentro!

 

Confira a entrevista com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) Marcello Seemann e esclareça as dúvidas mais pertinentes sobre o eSocial.

 

Quais são os principais impactos para as empresas com a implantação do eSocial?

 

Marcello Seemann: O eSocial será um grande fiscalizador e garantirá que a legislação seja cumprida à risca. É fundamental que as empresas estejam preparadas para poder evitar multas, por exemplo. O eSocial é um grande avanço, sem dúvida, mas as empresas vão ter que atualizar tecnologia para poder ter esses processos acontecendo via internet e o envio dessas informações integradas dentro da própria empresa, nos setores de RH, de contabilidade, medicina do trabalho. Todas as áreas deverão estar integradas e as informações deverão estar dentro do eSocial, que terá uma plataforma para isso.

 

As empresas já começaram o processo de transição?

 

Marcello Seemann: Muitas empresas ainda estão querendo aguardar a implantação, mas o ideal é que já estejam testando o sistema para garantir a adaptação. As pequenas empresas dependem mais dos escritórios de contabilidade, portanto terão essa transição realizada pelos profissionais.

 

Os profissionais da contabilidade já estão trabalhando dentro das novas obrigações?

 

Marcello Seemann: Algumas empresas estão testando o ambiente liberado pelo programa eSocial e já trabalhando com a integração de dados. Muitos profissionais da contabilidade já estão usando as novas regras.

 

Quais os principais cuidados que as empresas devem ter?

 

Marcello Seemann: A grande mudança é que as informações que estavam dispersas estarão agora num único banco de dados e passíveis de cruzamentos. Por isso é tão importante que as empresas se preparem na organização e avaliação das informações que são prestadas.

 
Crédito foto: Portal eSocial

18/09/2017

Mais notícias