Acesso Rápido

Notícias

No verão, aposte na bicicleta

19/12/2012

O verão costuma ser a estação em que as pessoas se motivam a praticar exercícios e deixar o corpo em forma. Coincidentemente é a época em que grande parte das pessoas sai de férias e têm tempo livre para cuidar da saúde. Para quem ainda está na dúvida de que esporte praticar - o ciclismo é uma boa pedida.

Segundo o ortopedista e médico do esporte Maurício Póvoa Barbosa, de São Paulo (SP), em entrevista ao site UOL, a atividade é indicada para todas as pessoas, de todas as idades e com qualquer nível de condicionamento físico. Pedalar não sobrecarrega as articulações se comparada à corrida ou caminhada, por exemplo. A atividade ainda diminui principalmente a carga sobre a articulação de joelho e coluna, além de ser uma forma de diminuir o estresse do dia a dia, porque libera endorfina e adrenalina, que aumentam a sensação de bem-estar.

Também há diferenças entre pedalar ao ar livre e pedalar em uma bicicleta ergométrica. Pedalar em um aparelho proporciona um exercício mais controlado, além de proporcionar mais segurança se o praticante morar em um local sem ciclovia adequada. Porém, pedalar na rua, além de mais agradável, demanda mais energia por ter de vencer a resistência do ar, o atrito do solo e eventuais aclives e subidas do percurso, proporcionando maior gasto calórico.

É bom lembrar que antes de pegar uma bicicleta e sair pedalando por aí, é preciso fazer uma consulta médica e verificar as condições de saúde para fazer exercício físico.

Fonte: UOL Saúde

19/12/2012

Mais notícias