Acesso Rápido

Notícias

Lojistas catarinenses apostam em boas vendas no Natal

22/11/2019

O otimismo nas vendas do Natal 2019 vem conquistando o ambiente das lojas de Santa Catarina. A pouco mais de um mês para a principal data do comércio no ano, os comerciantes catarinenses apostam em índices melhores para o período, como mostra o levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC).

A pesquisa foi feita com empresas associadas às entidades em 20 cidades de maior potencial econômico do estado. A avaliação apontou que para 66,84%% dos consultados a expectativa é de que as vendas para a data sejam maiores do que no ano anterior. Para 46,94%, o crescimento deve ser de até 5%, enquanto 25,51% acreditam em 10%.

Para 25% dos associados consultados o tíquete médio do período deve ficar entre R$ 101,00 e R$ 150,00. Os itens mais procurados devem ser vestuário (31,63%), seguidos de calçados (12,24%). O pagamento por cartão de crédito continuará sendo a opção preferida dos consumidores, chegando a 53,57% - seguido de crediário, com 26,02%.

As estratégias de vendas como promoções (35,71%) e campanhas (22,45%) estarão entre as principais ações desenvolvidas pelo comércio catarinense. Em relação à contratação de temporários para o período que se estende ao verão, 35,20% dos entrevistados pretendem contar com novos colaboradores.

 Expectativas em São José

De acordo com o vice-presidente de Administração da CDL-SJ, Roberto Alexandre Carmes, “a expectativa de vendas em São José é um aumento de 5% no faturamento, tendo em vista um incremento de recursos de FGTS, décimo terceiro salário, bem como a possibilidade de melhora da economia no próximo ano”. Outro fator que favorece o setor varejista neste ano é que as Convenções Coletivas de Trabalho determinaram horário livre para o funcionamento dos estabelecimentos. “Assim os lojistas terão mais liberdade de atender a população, de acordo com sua disponibilidade de mão de obra e interesse”, destacou Carmes.

Além desta mudança, o comércio está mobilizado com o Prêmio Vitrines Encantadas, uma iniciativa da CDL-SJ e do Sindicato do Comércio Varejista de São José (Sincovar-SJ), em parceria com a AEMFLO, Prefeitura Municipal e Sebrae Santa Catarina. Esta campanha promete vitrines mais belas na cidade, para atrair consumidores e turistas, e de quebra, o aumento nas vendas. 

22/11/2019

Mais notícias