Acesso Rápido

Notícias

Integridade e Compliance nas empresas foram temas debatidos no 1º Complice Day

14/08/2019

No dia 13 de agosto foi promovida pela Rede Catarinense de Compliance formada pela AEMFLO, CDL-SJ, Facisc, Acats, Acif, Ciee, CRA-SC, CRC-SC, Iasc e IBDEE, a primeira edição do Compliance Day.

Mais de 120 pessoas, entre empresários e profissionais da área, discutiram o tema para fortalecer a cultura de compliance a nível estadual por meio da troca de informações e boas práticas entre instituições e empresas catarinenses, com a participação de especialistas, profissionais e estudiosos, contribuindo para a construção de conhecimento e padrões de ética e integridade em âmbito associativista e empresarial.

O primeiro palestrante do evento, Rodrigo de Bona da Silva, auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção da CGU em Santa Catarina, estima que o custo da corrupção no Brasil é cerca de 5% do PIB. Os últimos dados atualizados foram em 2008 pela Fiesp e estimavam cerca de 2%. “Com a Lava Jato este percentual hoje deve ter no mínimo dobrado”, explicou. O Brasil está acordando para a cultura do Compliance”, ressaltou.

Os instrumentos de integridade e governança – vantagens e desafios contemporâneos – foram os temas da palestra do advogado especializado em Direito Público, membro do Comitê de Medidas Disciplinares e consultor da Presidência da Petrobras, Marcelo Zenkner.

Naiara Czarnobai Augusto, secretária de Estado de Integridade e Governança no Governo do Estado de Santa Catarina, abordou compliance na administração pública – a experiência iniciada em SC. Ela explicou técnicas utilizadas, sobre a importância da participação de todos os colaboradores nos treinamentos e da mudança de princípios. 

 

Com informações da FACISC

 

14/08/2019

Mais notícias