Acesso Rápido

Notícias

FACISC lança Índice de Performance Econômica das Regiões do Estado

18/03/2019

A Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC) lançou neste ano um índice econômico inédito: o Índice de Performance Econômica das Regiões de Santa Catarina (Iper). O objetivo foi produzir uma estimativa trimestral da movimentação econômica de todas as regiões do Estado.  

O Iper foi criado a partir de indicadores relevantes que possuem relação direta com a movimentação econômica, como: movimentação bancária, consumo de energia, movimentação do comércio exterior, movimentação do emprego, e movimentação da frota de veículos. “O índice é resultado de cinco grupos de informações e 13 variáveis de dados”, esclarece o economista da FACISC, Leonardo Alonso Rodrigues.

Um dos principais motivos para a FACISC ter criado o Índice é que o principal indicador que mensura a atividade econômica, o Produto Interno Bruto (PIB) das regiões de Santa Catarina é divulgado com uma defasagem de pelo menos dois anos. Outra motivação para construção do índice é a atenção da entidade para com a velocidade em que as coisas ocorrem na sociedade e principalmente em como medir seus impactos de uma maneira confiável, robusta e que principalmente tenha relevância local

Para a criação do índice foram adotados alguns critérios para a seleção das variáveis, como: informações que possuam relação com atividade/movimentação econômica (exemplo: emprego), informações de fontes confiáveis, informações que possuam frequência mensal e/ou trimestral de divulgação e que possuam publicação a nível municipal (para agregação regional).

Para que serve o Iper/SC?

Segundo o economista Leonardo Alonso Rodrigues, o Iper-SC auxiliará no planejamento e tomada de decisões para o setor empresarial, e para o setor público servirá como acompanhamento e monitoramento da evolução  da economia local, para a mensuração dos impactos de investimentos, intempestividades e seus resultados sobre a economia local, também servirá para atender às associações empresariais (ACIs) com informações de abrangência local, e poderá ser utilizado como referência em todas as regiões de Santa Catarina.

ACESSE AQUI, o Iper/SC. 

18/03/2019

Mais notícias