Acesso Rápido

Notícias

Exercícios físicos X coração

16/08/2011

A busca pela beleza, pela perda de peso e por um corpo perfeito já é uma epidemia mundial que vem acompanhada por outra epidemia - a falta de tempo em que vive a população das grandes cidades. Duas combinações perigosas: a vontade de jogar bola ou dar aquela corridinha de fim de semana, e a prática esporádica de exercícios físicos sem a consulta de um médico especialista.

Essa combinação faz parte de um resultado desagradável relatado por uma análise feita com base em 14 estudos publicados pelo Jama (Journal of American Medical Association), que identificou que o exercício realizado de forma esporádica, no caso, aos finais de semana, podem aumentar os riscos de infarto do miocárdio em 3,45 vezes e de morte súbita em 4,98 vezes.

Rodrigo Saorn, cardiologista da SOS Cardio, alerta que o correto é passar por uma avaliação com um especialista antes da pratica de qualquer atividade física, seja ela frequente ou esporádica. “O recomendado é sempre uma consulta com o cardiologista, principalmente depois dos 35 anos, considerada idade de risco. Como cada caso é um caso, o médico irá identificar se você precisa de um eletrocardiograma, um ergométrico ou qualquer outro exame. O importante é buscar auxílio de um especialista”, alerta.

Os famosos atletas de fim de semana devem se preocupar e respeitar os próprios limites. "A pessoa não deve desobedecer à recomendação do médico. Se ela estiver apta para correr 30 minutos na esteira, por exemplo, não deve ultrapassar esse limite. No caso de não ter condicionamento físico que suporte um esforço maior, problemas como falta de ar, desmaio e até parada cardíaca podem acontecer", explica o cardiologista Willyan Issamu Nazima, da Centro do Coração. A pesquisa do Jama também aponta que a prática de exercícios físicos, com o devido acompanhamento de especialistas, é fundamental para a saúde e o bem-estar do ser humano. Afinal, a cardiopatia é cada vez mais frequente em pacientes cada vez mais jovens.

16/08/2011

Mais notícias