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Como utilizar o marketing de relacionamento nos meios digitais no seu negócio?

19/04/2017

Os relacionamentos ganharam uma nova dinâmica com o meio digital. A internet trouxe inúmeras possibilidades que agregam o nosso dia a dia e também o mundo dos negócios. Tania Vicente, que está à frente da iW2, possui mais de 20 anos de experiência em marketing e inteligência on-line. Ela conta que o marketing sempre passou pela construção de um relacionamento entre marcas e clientes e a internet apenas intensificou esse contato, oferecendo ferramentas práticas e eficazes.

 

“Uma padaria dos anos 1970, por exemplo, que escrevia em seu saquinho de papel a famosa frase ‘obrigado, volte sempre’ estava se relacionando com o cliente. Hoje, pela internet, essa mesma padaria pode agradecer ao cliente, oferecer promoções, saber o que ele mais gosta na sua loja, informá-lo sobre novidades, além de buscar novos clientes potenciais”, explica. Para que isso aconteça, a empresa deve estar onde o seu público está olhando. “E hoje os olhos estão na rede. Ter uma presença online relevante aumenta a visibilidade da marca. Sem barreiras geográficas, as marcas podem oferecer seus produtos ou serviços ao mesmo tempo em que constroem com o público um relacionamento que vai além do tradicional”, relata.

 

Tania revela que o público deseja experiências envolventes, independente de onde a compra é feita: lojas virtuais, redes sociais ou outros canais. E como proporcionar isso ao seu cliente? Escutando o que ele tem a dizer, entendendo suas vontades, respeitando o tempo que ele consome se relacionando com você. A empresária revela quais passos seguir na hora de oferecer a compra. “Diminua o esforço do cliente durante sua interação com a marca; crie um vínculo emocional, fazendo com que a marca fique na memória do cliente e garanta que ele atinja seus objetivos ao buscar o contato com a marca”, diz. “As mídias sociais facilitam todo esse passo a passo, garantindo interações mais rápidas, acessíveis e duradouras”, completa.

 

Na hora de montar uma estratégia de relacionamento, é preciso ter a certeza de que as ações de marketing visam uma aproximação interessante para o público e, principalmente, para a empresa. “Ao mesmo tempo em que o cliente vê vantagens em se relacionar, acompanhando os passos de uma determinada marca, a empresa recebe em troca feedbacks constantes do seu público, aprendendo e aperfeiçoando as soluções que oferecerá para ele”, explica Tania. Segundo ela, quando essa interação funciona bem, cria-se o chamado efeito bola de neve, com a empresa evoluindo, o público disseminando as ações positivas e, consequentemente, influenciando outras pessoas a terem contato com a marca.

 

Tania revela que existem inúmeras maneiras de utilizar o marketing de relacionamento nos negócios e ressalta que é importante que as empresas procurem uma consultoria, avaliando quais modelos se enquadram melhor em cada negócio. “As metodologias do marketing digital, do inbound marketing e do marketing de conteúdo facilitam a aproximação das empresas com a audiência. Ferramentas como blogs, mídias digitais e e-mail marketing, além de ações offline, como o envio de brindes, costumam trazer retornos seguros”, finaliza.

 

Assunto foi tema de palestra do NAG

 

Para ficarem por dentro do assunto, os integrantes do NAG (Núcleo de Alimentação e Gastronomia) acompanharam a palestra “Marketing de Relacionamento na Era Digital”, com o sócio-fundador da Big Fish, Tiago Gonçalves, que possui mais de 18 anos de experiência em marketing de relacionamento. O evento aconteceu no dia 10 de abril, na sede da AEMFLO e CDL São José.

 

A coordenadora administrativa suplente do NAG, Claudia Sayuri, participou da palestra. Ela conta que foi bem interessante e abriu a mente dos empresários que ali estavam. “O Tiago mostrou que as empresas costumam investir mais em novos clientes do que em fidelizar os que já são da casa. Precisamos igualar esses investimentos. Os clientes estão cada vez mais escassos, então devemos oferecer um atendimento diferenciado”, relata.

19/04/2017

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