Acesso Rápido

Notícias

AEMFLO participa de reunião em comemoração aos 50 anos da FACISC

12/11/2021

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) comemorou seus 50 anos nesta quinta-feira (11/11), com reunião da Diretoria e  coquetel, em Florianópolis. O presidente da AEMFLO e CDL-SJ, José Marciel Neis, prestigiou o evento, juntamente com os ex-presidentes das entidades, Nadir Koerich, Odílio Guarezi e Ricardo Martins, que são atuais diretores da Facisc.

 A reunião comemorativa foi realizada na sede da Federação e conduzida pelo presidente, Sérgio Rodrigues Alves. Na oportunidade, foram dados passos marcantes para os 50 anos da entidade, como o lançamento do Facisccred. “O objetivo é oferecer soluções e oportunidades financeiras no portfólio da Federação com o objetivo de viabilizar a abertura, crescimento e perenidade nos mais diversos setores da classe empresarial catarinense”, explicou o presidente.

Através de parcerias com instituições financeiras, como linhas de crédito, carta de garantia de crédito, adiantamento de recebível, tarifas bancárias, aplicações financeiras, máquinas de cartões, seguros, atendimento diferenciado ou personalizado, estruturação de projetos, câmbio e consórcio.

Segundo o diretor de Soluções Financeiras, Ciro Cerutti, a ideia é oferecer soluções baseadas em Inteligência de Mercado voltadas para a melhoria do ambiente de negócios. “As soluções são um método de perenidade das associações empresariais e de ajuda qualificada para as empresas associadas”.

O Projeto Geração Empreendedora também foi tema da reunião. A coordenadora de Projetos Especiais, Adelita Adiers e a diretora de Educação Empreendedora Nadir Koerich, apresentaram os resultados do Projeto que é 100% associativista e voluntário. “Este ano foi realizada a primeira edição híbrida em 42 escolas catarinenses, sendo que 33 públicas, 220 jovens e 16 associações empresariais”.

O Programa DEL – Desenvolvimento Econômico Local foi apresentado pelo diretor da pasta, Rogério Maldaner. Além disso, o consultor do Programa, Osmar Vicentin, detalhou como o trabalho foi realizado nos 46 municípios, com mais de 2 mil voluntários e 150 câmaras técnicas. “As parcerias que são firmadas em todo o processo fazem do DEL um programa diferenciado de governança local e desenvolvimento econômico”.

Durante o evento também foram apresentados temas internos da Federação como relatórios e detalhamentos da parte administrativa e financeira pelo diretor financeiro, Evandro Müller e o superintendente financeiro, Rodrigo Busana.  O coordenador do Programa Empreender, Gilson Zimmermann, apresentou a nova estruturação do Programa e atividades que estão em andamento. Além disso, o ex-presidente da entidade, Alaor Tissot, relatou sobre todo o processo de construção e consolidação da sede da Federação. O assessor jurídico da Facisc, Murilo Gouvêa dos Reis, apresentou toda a equipe e trabalho realizado. André Odebrecht, diretor de Projetos, detalhou como vem funcionando toda a plataforma de ação da Facisc, onde são desenvolvidos cada um dos projetos da Federação. Além disso, os líderes de cada plataforma apresentaram o desenvolvimento das ações, Magda Bez com a plataforma de Capacitação, Janelise Royer dos Santos, de Integração e Diálogo e Amarildo Niles de Inovação.

Livro 50 anos

A Federação aproveitou a data para lançar o livro  de 50 anos de história. Produzido em parceria com a Editora Expressão, a obra detalha a sua trajetória e sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina.

Trajetória

Na sua trajetória, a Federação tem atuado em prol do desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. Defende os anseios da classe produtiva e tem como principais bandeiras a luta contra a alta carga tributária e a justa distribuição dos tributos, a melhoria da infraestrutura e já encampou batalhas históricas como a duplicação da BR-101 e continua na disputa por outras rodovias como as BRs 470, 280, 282 e tantas outras. A estruturação de portos e aeroportos também está sempre no radar da entidade, como os casos dos aeroportos de Navegantes, de Chapecó, Lages e Caçador, os portos de Imbituba, Itajaí, São Francisco do Sul e Itapoá e a Ferrovia do Frango, essenciais para o desenvolvimento catarinense. Este ano, a entidade está atuando fortemente pela construção da pornte que liga Santa Catarina, em Itapiranga, ao Rio Grande do Sul, além do Porto Seco em Dionísio Cerqueira.

 

Com informações da FACISC

12/11/2021

Mais notícias