Acesso Rápido

Notícias

AEMFLO e CDL-SJ buscam a prorrogação dos tributos federais e estaduais

02/04/2020

Com o objetivo de amenizar os impactos nas empresas associadas em virtude da Pandemia Covid-19, a AEMFLO e a CDL-SJ estão participando de uma mobilização liderada pela Federação das Associação Empresariais de Santa Catarina ( FACISC)  para, em conjunto, enquanto não há definição de postergação ou parcelamento dos tributos federais (exceto o Simples Nacional) e estaduais, buscar a prorrogação do vencimento dos tributos (inclusive parcelamento).

A ação visa acionar o Poder Judiciário para um pedido de Liminar, com base na Portaria 12/2012 do Ministro da Fazenda, bem como outras argumentações jurídicas.

A Portaria 12/2012 estabelece que os tributos federais com vencimento durante o período de calamidade pública, e do mês seguinte, podem ser prorrogados para o último dia do 3º mês subsequente à ocorrência do evento.

Assim, como o Senado Federal e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina declararam a vigência de calamidade relativa ao COVID-19, entre março/2020 e dezembro/2020, surgiram algumas decisões judiciais favoráveis às empresas neste sentido.

Na prática, se for obtida a decisão judicial (liminar), os associados das entidades empresariais estarão protegidos contra a exigência de multa durante o período de sua vigência, além de evitar problemas com outros procedimentos de cobrança.

 

02/04/2020

Mais notícias