Acesso Rápido

Blog

Você sabe o que é Responsabilidade Social Empresarial?

06/11/2017

O papel das empresas está deixando de ser apenas o de oferecer produtos e serviços de qualidade para o consumidor final. Em uma sociedade onde se faz necessária a adoção de práticas sustentáveis, as organizações têm se conscientizado sobre a importância de contribuir com a sustentabilidade, políticas sociais, valores éticos e outras medidas que beneficiem a comunidade.

A Responsabilidade Social Empresarial, nesse sentido, tem ganhado espaço no cenário corporativo e vem transformando a relação entre empresa e sociedade. Para entendermos melhor esse conceito, vamos adotar o significado elaborado pelo Instituto Ethos, que tem a definição mais difundida no meio empresarial. Segundo o Ethos, Responsabilidade Social Empresarial é “uma relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona, pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionam o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdade sociais”.

Tudo isso exige que a empresa possua, sobretudo, um planejamento sistemático de ações, adote novas estratégias e tenha um canal de comunicação com seu público de interesse e a sociedade em geral. Assim, se realizada de maneira correta, a Responsabilidade Social Empresarial contribui para uma sociedade melhor, principalmente em questões relacionadas à saúde, educação, cultura e preservação da natureza.

As ações mais comuns adotadas pelas empresas que praticam a Responsabilidade Social Empresarial geralmente são reflorestamento e recuperação da área onde a empresa está instalada, criação de projetos educacionais de preservação da natureza, patrocínio de projetos culturais e criação de emprego para a comunidade.

Mas, não é só a sociedade que ganha com ações da Responsabilidade Social Empresarial. As empresas que adotam essa prática também são beneficiadas. Confira algumas vantagens!

  • Transmite uma imagem positiva para os clientes e para a sociedade
  • Cria diferencial competitivo
  • Atrai consumidores, fornecedores e parceiros que apoiam causas sustentáveis
  • Valoriza o produto ou serviço
  • Possibilita aumento da produtividade

Adotar a  Responsabilidade Social Empresarial requer planejamento prévio e mudança nos processos e na cultura organizacional. Um dos primeiros passos para implementá-la em sua empresa é aliar as ações sociais com os objetivos da organização, para, assim, trabalhar de maneira sustentável sem deixar de gerar lucro para a empresa.

Para implantar ações de Responsabilidade Social Empresarial em seu negócio, o mais recomendado é buscar ajuda profissional, principalmente, técnicas de coaching. Os profissionais da área são capazes de identificar os impactos que a empresa exerce sobre a sociedade, obter informações importantes sobre o mercado que ela está inserida, sobre os processos em que ela atua e outros dados importantes que irão garantir a maneira mais eficiente de implementar a Responsabilidade Social Empresarial em sua empresa.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco. Estamos prontos para lhe atender! E não deixe de conferir nossos conteúdos e novidades. Nos siga no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro!

06/11/2017

Mais Postagem