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Inteligência emocional: Como o gerenciamento de emoções pode melhorar o desempenho do seu negócio?

12/07/2017

O gerenciamento de emoções é fundamental para o sucesso de uma empresa, assim como engajar colaboradores. A maneira como uma equipe se sente influencia diretamente no desenvolvimento de um negócio. Por conta disso, é indispensável que as empresas aprendam a gerir as emoções dos colaboradores e passem a valorizar e a encorajar o desenvolvimento da inteligência emocional de cada um.

Inteligência emocional é a habilidade de identificar e gerenciar a própria emoção e a emoção do próximo, é a habilidade de fazer as emoções trabalharem a seu favor e não ao contrário. As emoções têm a capacidade de coordenar o comportamento e impactar as pessoas, tanto positivamente quanto negativamente e por isso, é preciso gerenciá-las, principalmente em cenário que se está sob pressão. 

Uma organização emocionalmente inteligente é caracterizada pela comunicação, trabalho em equipe e o respeito mútuo entre colaboradores e superiores. Esse relacionamento transparente promove a abertura necessária para compreender e motivar os colaboradores. A comunicação empática entre gestores e equipe desenvolve a cultura da confiança e influência na capacidade de criar,  na resolução de problemas e no desenvolvimento de soluções. 

O gerenciamento de emoções gera resultados positivos, começando pelo aumento da produção, já que os colaboradores estão mais conectados entre si e mais aptos a desenvolver um trabalho, melhor, em conjunto. Além disso, esse melhor entrosamento entre os colaboradores proporciona o aumento das vendas,  melhora a  compreensão das necessidades dos clientes e aumenta a satisfação dos mesmos.

Para quem administra uma empresa é fundamental entender o conceito de inteligência emocional e compreender a importância da comunicação com os colaboradores. O administrador que faz parte do modelo moderno de negócios começa a compreender que o sistema mais autoritário de comandar uma organização não traz bons resultados e que é preciso abrir espaço para o diálogo. 

Desenvolver e gerenciar a inteligência emocional dos colaboradores afeta diretamente no sucesso da empresa, agora e no futuro. Incluir a inteligência emocional como ferramenta na gestão organizacional, em longo prazo, acaba por tornar-se uma vantagem competitiva no mercado.  Por isso, aprenda a gerenciar emoções e invista no bem-estar dos seus colaboradores para melhorar o desempenho do seu negócio.

12/07/2017

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