Acesso Rápido

Blog

Fuja da crise! Quais são os setores da economia que estão crescendo?

29/09/2017

Nos últimos anos, o Brasil tem sofrido uma forte retração na economia que tem colocado em cheque o crescimento do país. Dados referentes ao ano passado revelam uma situação alarmante: o PIB recuou 3,6%, registrando a pior recessão da história; o índice de desemprego no 4º trimestre chegou a 12%, atingindo 12,3 milhões de brasileiros e a taxa básica de juros (Selic) fechou em 14,25%.

Com essa recessão, os principais setores da economia sofreram queda, mas apesar dos números preocupantes, alguns setores têm demonstrado recuperação e estão crescendo em 2017. Confira quais são os principais!

Agropecuária

O setor agropecuário foi o que mais impulsionou o crescimento do PIB no Brasil em 2017. No primeiro trimestre, a agropecuária registrou crescimento de 13,4%, sendo responsável pelo crescimento da economia em 1% nos três primeiros meses do ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra agrícola deve crescer 26,2% até o final do ano, aumentando, também, o número de criação de vagas no setor.

Construção civil

Apesar da forte queda registrada em 2014 e 2015, a construção civil já deu sinais de recuperação neste ano. Em julho, por exemplo, o setor mais contratou do que demitiu. Foram criadas 724 vagas na área e, apesar do número baixo, já é um avanço. A tendência para os próximos anos é de mais crescimento e a previsão é que falte profissionais qualificados na área em 2020, segundo levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Indústria

A Indústria já têm mostrado recuperação desde o início do ano. Em janeiro, dez ramos industriais criaram novos postos de trabalho, totalizando 17,5 mil novas vagas. Com a expectativa de crescimento de consumo das famílias, a previsão é de que aumente, também, o número de contratações nas fábricas. 

Tecnologia da Informação

Indo na direção oposta da retração econômica, a Tecnologia da Informação é mais um dos setores que estão crescendo. O principal motivo para a melhoria do setor é a própria crise: com a economia retraída, as empresas têm buscado reduzir custos e mão de obra. Informatizar processos através da Tecnologia da Informação foi uma das soluções encontradas para isso. O número de contratações no setor tem aumentado e estimativas da Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) apontam que o Brasil pode chegar a ter um déficit de 408 mil profissionais nesta área até 2020.

Gostou do nosso conteúdo? Nos siga no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de todas as nossas novidades!

29/09/2017

Mais Postagem