Acesso Rápido

Blog

Conheça as rotinas financeiras mais importantes para sua empresa

24/02/2017

Toda a empresa, seja de pequeno ou grande porte, precisa ter um setor financeiro organizado e bem preparado. Ele é responsável pelo controle das finanças de uma empresa e dependendo da gestão aplicada no setor, pode impulsionar ou até mesmo quebrar um negócio. O principal objetivo do setor financeiro está em encontrar soluções para captar recursos e melhores aplicações do capital, dessa forma, evitando gastos desnecessários e gerenciando as finanças da melhor forma possível. Para poder realizar as ações de maneira correta, a fim de evitar imprevistos, é essencial conhecer as rotinas financeiras mais importantes para sua empresa.

 

Controle bancário

Controlar as atividades bancárias da sua empresa é primordial para o bom funcionamento de todos os setores. Verificando todos os recursos e movimentações realizadas, é possível tomar decisões e resolver situações de forma mais assertiva.  

 

Planejamento financeiro

Nenhuma empresa consegue atingir seus objetivos e desenvolver-se sem um planejamento financeiro. Antes mesmo da criação de uma empresa, é necessário realizar um planejamento financeiro, que é nada mais que estratégias e meios para atingir tais objetivos ou resolver problemas. É essencial para elaborar o fluxo de caixa e analisar a estrutura de capital da empresa.

 

Contas a receber e a pagar

Todas as movimentações realizadas na sua empresa precisam estar documentadas e registradas. As contas a receber controlam os créditos a receber, e as contas a pagar controlam o dinheiro que a empresa precisa pagar aos colaboradores, impostos, fornecedores e entre outros.

 

Auditoria

A auditoria revisa e avalia as finanças com o objetivo de assegurar a fidelidade dos registros, proporcionando credibilidade aos relatórios financeiros. Realizando esse procedimento de forma frequente, é possível evitar imprevistos indesejados.

 

Faturamento

O faturamento é a área que cuida de todas as vendas feitas pela empresa. Através dele é possível controlar as notas fiscais do que foi recebido em produtos ou serviços vendidos.


Neste artigo, você pode conhecer as rotinas financeiras mais importantes para sua empresa. Além disso, é fundamental manter o setor de finanças com colaboradores capacitados e treinados. Para isso, você pode contar com a AEMFLO e CDL São José. Conheça nossos cursos de capacitação: https://www.aemflo-cdlsj.org.br/capacitacao/

24/02/2017

Mais Postagem