Acesso Rápido

Blog

Comunicação: saiba como falar em público com segurança e sem medo

12/06/2018

O medo de falar em público é mais comum do que se imagina. E isso pode ser um grande complicador na hora de conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho ou até mesmo nos relacionamentos interpessoais. A glossofobia, nome técnico para o medo de falar em público, causa ansiedade, fobia social e pânico.

Mas, não se preocupe. Não existe problema sem solução. Se você quer falar bem em público, saiba que é preciso primeiramente enfrentar o medo de errar e cuidar das emoções para se livrar da ansiedade e da falta de autoconfiança.

Confira três importantes dicas que separamos para você melhorar sua comunicação:

1. Autoconhecimento

Uma dica simples pode ser seguida por todos que desejam perder seus medos em relação ao assunto: se autoconhecer. Com o autoconhecimento, você saberá seus pontos fortes e fracos. Valorize suas qualidades e mostre que tem domínio pelo assunto.

2. Treinamento

Uma vez identificado seu potencial e os pontos que precisam ser melhorados, treine e treine.  É necessário praticar o próprio exercício de falar. Simule as situações de apresentação e registre em vídeo ou áudio. O seu desenvolvimento pode ser acelerado com cursos que mostram técnicas de apresentação em público. 

3. Acompanhamento profissional 

Meu vocabulário ao falar em público é farto ou escasso? Uso termos que as pessoas não compreendem? Possuo problemas relacionados ao tom da voz? Apresento vícios de linguagem? Repito as mesmas palavras durante a apresentação? Se você disse sim a esses questionamentos, procure estudar o que deve ser corrigido na hora de conversar com o público. 

Você pode chamar um profissional especialista em oratória e comunicação interpessoal para avaliar e acompanhar sua postura e expressão. 

Para lhe ajudar a colocar essas dicas em prática, a AEMFLO e CDL São José oferecem nos dias 11 a 13 de julho o Curso: Comunicação, Persuasão e Oratória.  Aproveite e garanta sua vaga, AQUI

 

Curso: Comunicação, Persuasão e Oratória

 

12/06/2018

Mais Postagem