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Como melhorar a cultura organizacional da sua empresa?

12/12/2017

Qualquer empresa que deseja prosperar no mercado e manter resultados e crescimento constantes precisa definir sua cultura organizacional de maneira muito clara. A cultura organizacional funciona como uma filosofia da empresa, sendo responsável por determinar os valores, hábitos, comportamentos, políticas internas e tudo o que se refere à maneira de atuação da empresa.

Uma boa cultura organizacional é capaz de direcionar o comportamento dos colaboradores, contribuindo para que todos os membros da instituição caminhem em direção a um único sentido: atingir as metas e objetivos da empresa.

Confira 3 dicas para melhorar a cultura organizacional de sua empresa. 

Seja exemplo

Os líderes devem ser os maiores representantes da cultura organizacional de uma empresa. E, justamente por serem líderes, devem servir de exemplo para os colaboradores e mostrar, na prática, a cultura organizacional da empresa. Seja exemplo! Funcionários que aprovam a conduta de um bom líder tendem a seguir seus passos e, com isso, o fortalecimento da cultura organizacional é muito maior.

Tenha um plano de comunicação interna

Se trabalhada da maneira correta, a comunicação interna pode ser uma das principais táticas para espalhar a cultura organizacional dentro da empresa. Todos os colaboradores, sobretudo os mais novos, devem estar em constante contato com a filosofia que orienta as ações da empresa e, promover a comunicação interna, através de banners, murais, intranet é um importante passo para que isso se concretize. Quando o colaborador não sabe qual caminho seguir, ele tende a criar o seu próprio e pode ir contra os princípios que regem a cultura organizacional em questão. 

Contrate as pessoas certas

Para que se leve a cultura organizacional adiante é preciso que sua empresa encontre as pessoas certas. Na hora de contratar um novo colaborador, mais do que analisar currículo, é preciso verificar se o possível candidato se encaixa na cultura organizacional da empresa. Um candidato pode até ter um currículo impecável, mas se ele não se identificar com a cultura da empresa, isso pode se tornar um problema em longo prazo.

A cultura organizacional, ao atuar como direcionadora das ações de uma empresa, desempenha papel importante para o sucesso do negócio. Caso a cultura não esteja clara e não seja transmitida aos colaboradores, a empresa pode enfrentar conflitos de tarefas, problemas internos, práticas que não são efetivas e, tudo isso, pode colocar em risco os resultados que a empresa almeja alcançar.

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12/12/2017

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