Acesso Rápido

Blog

Como gerenciar o Fluxo de Caixa da sua empresa?

14/10/2019

Independente do seu porte e do seu segmento, as empresas necessitam de um fluxo de caixa estruturado, como instrumento básico de planejamento e controle financeiro.

O fluxo de caixa é o movimento de entrada e saída de recursos financeiros da empresa. A entrada de recursos vem das vendas de produtos/serviços ou da venda de algum ativo do negócio (equipamento e imóvel, por exemplo).

A saída são os valores pagos pela empresa e também são conhecidas como desembolsos. Normalmente, estão relacionados com o pagamento de contas do dia a dia, salário dos funcionários, fornecedores e contas diversas.

Para que você possa aperfeiçoar o fluxo de caixa da sua empresa, separamos alguns processos fundamentais. Confira:

1 - Controle

Para começar o seu planejamento você precisa definir qual período você irá controlar. Que tal fazer a previsão para os próximos 12 meses?

2 - Registre

Mantenha um padrão de informações, registre todas as entradas e saídas. Você pode organizar da seguinte forma: Nome do fornecedor e cliente; Tipo de despesa e receita; Data de inclusão do compromisso; Data de pagamento e recebimento. Esses dados podem ser registrados em um Excel, Word ou um programa de gerenciamento financeiro, e assim, saber o saldo disponível, por períodos. 

3 – Use o débito automático

Organize-se para pagar despesas mensais como água, telefone e energia, no débito automático, assim você evita um possível esquecimento da data de pagamento e as terríveis multas por atraso. Mas lembre-se de conferir as cobranças do extrato bancário.

4 - Planeje e gerencie o estoque

O estoque é capital imobilizado. Por isso, muito dinheiro investido nele pode impedir que você aproveite outras oportunidades mais lucrativas para sua empresa. Estudar “qual é o valor do seu estoque hoje?” e “qual é o limite máximo e mínimo do seu estoque?”, ajudam você a controlar os investimentos e a tomar decisões certeiras.

5 – Capacite-se

Agora que você já sabe sobre a importância do Fluxo de Caixa, e de ter o controle financeiro da empresa, que tal participar de nossa capacitação “Curso: Orçamento e Fluxo de Caixa Gerencial”? Será realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro, em nossa sede.  Inscrições e mais informações, AQUI. 

 
 

14/10/2019

Mais Postagem