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Otimize seu negócio com o planejamento estratégico Canvas

30/01/2019

Uma das chaves para o sucesso de qualquer empreendimento é a capacidade de apresentar novas ideias para manter produtos, operações e serviços atualizados. Já se perguntou se está seguindo o caminho correto com a sua empresa? Se a linha de negócio precisa de atualização ou o modelo estipulado na fundação ainda serve?

Uma forma de entender por completo um negócio é o Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, que é uma ferramenta de planejamento estratégico idealizado pelo Suíço Alexander Osterwalder, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

O Canvas divide em um quadro 9 componentes com temas sobre o seu negócio ou produto, possibilitando ter uma visão completa, sendo eles: segmento de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades chave, principais parcerias e custos.

Entenda um pouco de cada componente:

1.Segmento de Clientes

Para quem estamos criando valor? Quem são nossos clientes mais importantes?

Definição de grupos de pessoas/organizações que a empresa tem segmentada como público-alvo.

2.Proposta de Valor

Qual problema estamos ajudando a resolver? Quais necessidades do cliente estamos suprindo? Quais produtos e serviços estamos oferecendo?

Nesta área, identificamos o porquê de os clientes escolherem sua empresa. A proposta de valor deve solucionar alguma dor do cliente ou satisfazer alguma necessidade.

3.Canais

Por onde os clientes querem contratar ou adquirir os serviços que oferecemos? Como alcançaremos? Nossos canais se integram? Qual funciona melhor?

Já percebeu se existe uma forma padrão para a sua empresa se comunicar com os clientes? As fases do canal são divididas em: Conhecimento, avaliação, Compra, Entrega e Pós-venda.

4.Relacionamento com Clientes

Que tipo de relacionamento os nossos segmentos de clientes esperam que estabeleçamos com eles? Qual o custo?

A forma como a empresa se relaciona com o cliente deve ser definida de acordo com a motivação de conquista, retenção e ampliação de vendas.

5.Fontes de Receita

Quanto os clientes estão realmente dispostos a pagar? Pelo que eles pagam atualmente?

As fontes de receita são as maneiras como a empresa irá gerar dinheiro, o rendimento da empresa.

6.Recursos Principais

Quais são os nossos canais de distribuição? Relacionamento com os clientes? Fontes de receita?

Os recursos são o que a empresa necessita para criar sua proposta de valor. Pode ser físico, como veículos, fábrica, ou intelectuais, como conhecimentos específicos e patentes; humanos, como equipes ou financeiros, como ações e dinheiro.

7.Atividades-Chave

Que atividades-chave nossa proposta de valor requer? Relacionamento com clientes? Fonte de receita?

As atividades-chave é tudo que não pode deixar de ser feito para o bom funcionamento da empresa. Podem ser classificadas como: produção (desenvolvimento de produto, fabricação, entrega); resolução de problemas e plataformas.

8.Parcerias Principais

Quem são nossos principais parceiros e fornecedores? Que recursos principais estamos adquirindo?

Formar alianças com fornecedores e os parceiros faz com que seu negócio flua de forma mais otimizada e econômica.

9.Estrutura de Custo

Quais são os custos mais importantes? Quais recursos são mais caros?

Existem empresas que focam em modelos de negócios direcionados pelo custo, e outras na criação de valor nos produtos, o que torna suas atividades mais complexas. É importante definir qual será o tipo de estrutura de custo a ser utilizada.

Agora é sua vez

Use essas dicas e comece a estruturar seu negócio de sucesso!

30/01/2019

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