Acesso Rápido

Blog

Organize as finanças do seu negócio

25/06/2019

Um dos pontos mais desafiadores na gestão empresarial é a organização das finanças, o resultado da falta de administração costuma aparecer como diversos problemas, seja falta de verba para colocar projetos em prática e até o despreparo na hora de expandir as operações da empresa.

Nas micro e pequenas empresas, o empreendedor é quem fica no comando das operações e do controle financeiro. Já em empresas maiores, existe um setor especializado em cuidar dos processos financeiros, mas, isso não tira a responsabilidade do empreendedor de avaliar os principais indicadores e estar ciente da situação financeira da empresa.

Sem feeling apurado sobre finanças, fica praticamente impossível definir estratégias assertivas. Pensando nisso, buscamos algumas dicas que podem fazer a diferença neste processo:


1- Utilize um sistema de gestão financeira
Para garantir que suas finanças estejam organizadas corretamente, é importante ter um sistema de gestão que permita que os processos sejam feitos de forma simples e rápida, possibilitando um acesso estratégico as informações disponíveis. 

2- Registre as entradas e saídas
Registrar tudo que entra e sai no caixa, seja algo com o custo baixo como materiais de escritório, é importante para não perder o controle, caso ocorra o acúmulo de contas não registradas pode acabar comprometendo a qualidade e a assertividade no fluxo de caixa.


3- Separe a pessoa física da pessoa jurídica
É um erro muito comum entre os empreendedores receber pagamentos utilizando a conta bancária pessoal. O gerenciamento das despesas e receitas do negócio se confunde com o dinheiro pessoal. Separe o dinheiro em contas distintas, use do CNPJ da empresa para abrir um conta empresarial e assim, colocar cada coisa em seu devido lugar. 


4- Defina metas e acompanhe os resultados
Na criação de metas, é fundamental que os números sejam mensuráveis e realizáveis, para que os colaboradores se sintam motivados a executar as ações no setor. Você pode definir metas de margem de lucro, de índice de endividamento, de crescimento, entre outras. Com os resultados alcançados, é importante recompensar sua equipe, não esqueça que esse tipo de trabalho é uma via de mão dupla. 


5) Invista em educação financeira
Ser empreendedor não incide em ser um expert em educação financeira, e para aprimorar essas habilidades participe do nosso Curso: Finanças e Estratégias para o seu Negócio!

25/06/2019

Mais Postagem