Acesso Rápido

Blog

Crie rotinas financeiras para sua empresa

26/04/2019

Com a correria do dia a dia, ficamos submersos nas operações tradicionais e acabamos deixando de lado a gestão financeira do negócio, que é o conjunto das ações e procedimentos administrativos relacionados ao planejamento, execução, análise e ao controle das atividades financeiras do pequeno negócio.

Para uma boa gestão financeira, o primeiro passo é separar o dinheiro do pequeno negócio do dinheiro das despesas particulares (manutenção da família) e assim obter o máximo de lucro com as atividades.

Para ajudar você nesta missão, separamos algumas dicas que podem ajudar na manutenção financeira da sua empresa:

1 – O orçamento é base de tudo

Para organizar de forma adequada as finanças do seu empreendimento, é ideal criar um orçamento anual, assim é possível definir as expectativas de receitas e despesas que possibilitarão alcançar os resultados esperados, bem como efetuar ajustes necessários para atingir previsões iniciais e não ser surpreendido por fatores inesperados, positivos ou negativos.

Além do orçamento, é de suma importância trabalhar com dados contábeis através de análise dos balancetes mensais para identificar com exatidão a situação contábil e fiscal da empresa.

2 – Separar as despesas pessoais das do negócio

Um dos principais problemas em micro e pequenas empresas é não ser tão rígida com a utilização dos recursos financeiros, misturando os gastos corporativos com os pessoais dos proprietários.

Esse erro compromete a vitalidade do negócio, pois a facilidade em recorrer ao caixa e estoques da empresa sem quaisquer controles acaba permitindo que os resultados sejam drenados.

3 – Controle de fluxo de caixa

O fluxo de caixa tem como objetivo controlar toda a movimentação financeira da empresa, isto é, entradas e saídas, e previsões de movimentações. Essa é uma das medidas mais importantes para a empresa. Assim é possível demonstrar com exatidão o que o empreendedor pode esperar de eventos futuros e que pode não estar sendo considerado e antecipar a ocorrências que impactam nos resultados.

4 – Utilize a tecnologia a seu favor

Investir em uma ferramenta de sistemas que controle seu setor de contas a receber, contas a pagar, estoques, saldos de aplicações e de conta corrente, custos e despesas é fundamental para visualizar de forma mais didática todos os números que cercam o negócio. 

Esse tipo de controle permite liberar o empreendedor para cuidar da parte estratégica da empresa, sem perder o controle de seu negócio.

5 - Quer colocar essas e outras dicas em prática?

Manter-se atualizado e capacitado é importante para melhorar o desempenho de todas essas dicas. Por isso, temos o curso certo! Participe do Curso: Rotinas financeiras para micro e pequena empresa e melhore as finanças do seu negócio.

26/04/2019

Mais Postagem