Acesso Rápido

Notícias

Viva Koesa vai trazer novos ares para São José

27/10/2021

Empresários capitaneados pela AEMFLO e CDL-SJ criaram um projeto inovador para dar uma nova cara para o município de São José. O projeto Viva Koesa foi apresentado para lideranças políticas e empresariais nesta última terça-feira (26/10), na sede das entidades. Participaram do evento o prefeito Orvino Coelho de Ávila, a ex-prefeita Adeliana Dal Pont e a presidente da Câmara de Vereadores, Méri Hang, além de empresários da própria Rua Koesa. 

Para o presidente da AEMFLO e CDL-SJ, a proposta apresentada hoje é uma inovação. “Um projeto diferenciado para a nossa região”, descreveu.  A vice-presidente de Assistência e Serviços da AEMFLO, Rosana Majolo, responsável pelo Projeto explicou que foi feita uma verdadeira colcha de retalhos de ajuda mútua e compartilhamentos. “Este projeto começou em 2019. O projeto de revitalização em São José traz autoestima e vida nova para a cidade. As entidades chamaram os empresários e moradores da Koesa que validaram a iniciativa. Na sequência, uniram-se ao projeto a Prefeitura e o Sebrae-SC formando uma bela parceria”, explicou.

O projeto arquitetônico foi realizado pela JA8 Arquitetura. Segundo a arquiteta Juliana Castro, uma intervenção em um espaço público e coletivo deve ser pensada nas pessoas e pensado por profissionais com experiência. “A rua é o espaço mais humanizado de uma cidade. A Koesa merece transformar traços para permitir que a vida aconteça na rua. Neste projeto, a ideia é oferecer uma vida urbana com oportunidades. A ideia é reorganizar o espaço garantindo a mobilidade e a circulação de pessoas. O foco do trabalho foi o plano de chão que une o espaço público e os espaços comerciais”

Para João Moacir Will, proprietário do Café Paris, essa é a prova que a cidade está no caminho certo. “Há uma integração entre o poder público, as empresas e as entidades. A união mostra o quanto é importante privilegiar as pessoas. Esse pequeno detalhe vai dar uma vida nova, vai humanizar. Pensar no bem estar nas pessoas. Espero que seja a primeira de parcerias público-privadas para melhorar a cidade de São José”. 

Já o empresário Afonso Legório da Silva, da Dental Kobrasol, disse  vai trazer um benefício muito grande para o bairro. Roberto Deschamps, da RDO, que também tem a sede da empresa na Rua Koesa, disse que todos estão comprometidos para que este projeto saia do papel. “Algumas melhorias já estão sendo feitas e este projeto vai fazer desta rua uma referência para toda a região”.  Élio Celi, morador e empresário da região, proprietário do Colégio Dom Jaime disse que a Rua Koesa será um abraço para a população. 

O Sebrae/SC também é parceiro do Projeto. Segundo Wanderley Andrade, gerente regional, o Sebrae/SC estará junto da AEMFLO e CDL-SJ para capacitar os empresários para receber este público. “O Sebrae terá a responsabilidade de ajudar as empresas a estarem preparadas para este novo momento”.

O presidente da AEMFLO e CDL-SJ disse que as entidades estão à disposição para viabilizar os recursos para a obra. “Quando vemos o esforço nos mobilizamos para ajudar”, disse Neis. 

O prefeito Orvino Coelho de Ávila, disse que o primeiro passo foi dado. “O projeto ficou lindo. Quem não tem projeto não tem recursos. O projeto já temos”. Outro ponto destacado pelo prefeito foi em relação a conscientização das pessoas que vivem e empreendem na Rua Koesa e na região. “É muito importante, principalmente em uma ação dessa magnitude. A primeira parte já foi feita com a conscientização das pessoas em relação a esta importante obra. Agora faremos a nossa parte, reunir a equipe e vermos como podemos fazer para viabilizá-lo”.

 

27/10/2021

Mais notícias