Acesso Rápido

Notícias

Vereadores de São José propõem dispensa de alvará de funcionamento e isenção de taxas para MEIs

22/12/2020

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) já representam 19 mil em São José. A cada ano o município registra mais 4 mil inscritos e há expectativa que esse crescimento seja ainda maior no período pós-pandemia. Para desburocratizar os processos e facilitar o ingresso e manutenção dos MEIs, os vereadores Nardi Arruda (PSD) e Willian Quadros da Silva (PSD) apresentaram o Projeto de Lei Complementar nº 012/2020.

A matéria propõe instituir em âmbito municipal a dispensa de alvará de funcionamento, bem como proibir ao Poder Executivo Municipal exigir taxas, emolumentos, custos, inclusive prévios e suas renovações, ou valores a qualquer título referentes à abertura, à inscrição, ao registro, ao funcionamento, ao alvará, à licença, ao cadastro, às alterações e procedimentos de baixa e encerramento e aos demais itens relativos aos Microempreendedores Individuais (MEIs), incluindo os valores referentes a taxas, a emolumentos e a demais contribuições relativas aos órgãos de registro, de licenciamento, sindicais, de regulamentação, de anotação de responsabilidade técnica, de vistoria e de fiscalização do exercício de profissões regulamentadas.

O Projeto proposto está em conformidade com a legislação federal, especificamente o §3º do art. 4º da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, com redação dada pela Lei Complementar nº 147, de 07 de agosto de 2014, bem como o Art. 7º da Resolução nº 48 do CGSIM.

“Precisamos apoiar a formalização e desenvolvimento de novos negócios. Assim, além de fortalecer a economia, os empreendedores terão acesso a uma série de benefícios, a exemplo de aposentadoria e licença-maternidade”, citou o vereador Nardi Arruda.

Willian Quadros da Silva complementa: “Essa era uma demanda muito solicitada por MEIs e contadores da nossa cidade, visto que São José estava fora dos preceitos ditados pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa no que diz respeito aos MEIs. O Projeto prevê a obrigatoriedade do município de São José se adequar às formalidades colocadas pela legislação federal e como resultado será uma facilidade muito maior na abertura, alteração ou baixa dos MEIs, bem como será muito mais barato sem cobrança de taxas imprevistas”.

 

22/12/2020

Mais notícias