Acesso Rápido

Notícias

VAREJO TEM O MELHOR MÊS DESDE 2001

20/03/2007

O comércio varejista apresentou em janeiro o melhor desempenho para o mês apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sete anos.

O crescimento de 8,5% registrado em relação a igual mês do ano passado foi o maior para um mês de janeiro desde o início, em 2001, da série histórica da pesquisa mensal de comércio. Na comparação com dezembro, houve expansão de 1,8% nas vendas.

Segundo o técnico da coordenação de comércio e serviços do instituto, Reinaldo Pereira, o bom desempenho reflete as "condições favoráveis das variáveis macroeconômicas".

Ele citou, como exemplos dessas variáveis, a continuidade da oferta de crédito, o aumento do rendimento real dos trabalhadores, estabilidade do emprego e menores preços por causa da importação de produtos, especialmente no caso de eletrodomésticos. Para Pereira, "no comércio varejista, a tendência de crescimento nas vendas permanece".

A expansão ante igual mês do ano anterior foi puxada especialmente pelos segmentos de móveis e eletrodomésticos (aumento de 13,1% nas vendas e contribuição de 3,6 ponto percentual na taxa) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (crescimento de 4,9% e contribuição de 2,5 pp).

Ele avalia que o aumento nas importações de eletrodomésticos ajudou a reduzir os preços desses produtos, seduzindo o consumidor. Além disso, Pereira apontou também as promoções ocorridas em janeiro nas lojas, para queima de estoques, como um dos motivos do bom desempenho dessa atividade no mês. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, as importações de bens de consumo duráveis cresceram 27% em janeiro.

Os resultados

Desempenhos em relação ao mesmo mês do ano anterior

jan/01 : 1,8

jan/02 : -1,1

jan/03 : -4,3

jan/04 : 6

jan/05 : 6,2

jan/06 : 6,5

jan/07 : 8,5 ( IBGE)

Fonte : Diário Catarinense

20/03/2007

Mais notícias