Acesso Rápido

Notícias

Seminário da AEMFLO e CDL-SJ trouxe novidades aplicadas ao universo da gestão e empreendedorismo

14/09/2018

Cerca de 140 empresários e profissionais da Grande Florianópolis participaram, no dia 11 de setembro, do Seminário Gestão e Liderança Empreendedora da AEMFLO e CDL-SJ.

A abertura foi feita pela presidente das entidades, Nadir Koerich, que destacou os principais objetivos do evento. “Essa é uma grande oportunidade para desenvolver e cultivar o nosso espírito empreendedor. O mercado está cada vez mais competitivo e exige dos profissionais diversas habilidades para liderar e conduzir os negócios com inovação”, disse.

A primeira palestra foi conduzida por Julio Teixeira, professor de Gestão Visual de Projetos e Branding da UFSC. Ele falou sobre as fragilidades que tiram o gestor do foco durante o andamento de projetos, e apresentou ferramentas visuais, como o Trello e o modelo CANVAS, que buscam melhorar o fluxo e manter a estrutura mais organizada das demandas. 

“A visão é o algoritmo da percepção humana, por isso a gestão pode ser mais visual. As ferramentas visuais geram criatividade e não apenas o controle de projetos, assim como os cartões de recados e painel de atividades”, ressaltou. Julio também falou sobre a importância da experimentação no processo. “Os testes favorecem a inovação, apesar das pequenas quedas, o processo fica mais consistente”.

Em seguida, a empresária e coach Vanessa Tobias debateu sobre empoderamento para liderança e gestão. “Ao falarmos de desenvolvimento das empresas, precisamos também pensar no desenvolvimento dos empreendedores e empresários ligados a ela. Descobrir a nossa natureza mais autêntica – pelo autoconhecimento – faz com que tenhamos mais energia e força para encarar as nossas empresas, trazendo para elas a nossa essência, e consequentemente, melhorando os resultados”, destacou.

Vanessa prendeu a atenção do público compartilhando sua trajetória como empreendedora, relatando episódios que ampliaram seu conhecimento e visão de mundo. Todos se divertiram e aprenderam muito com seu exemplo. 

Por fim, o palestrante Alex Cavalcante, coach e treinador neurocomportamental na Cavalcante Training, apresentou os 9 tipos de líderes e seus níveis de saúde emocional. “Estar saudável de dentro para fora é o principal fundamento para condução do trabalho eficaz. Corpo, alma e espírito alimentados de maneira consciente e integrados com todas as áreas da vida, incluindo a atuação corporativa, são necessários para o alcance de objetivos e realização”, frisou.

Além disso, Cavalcante explicou o eneagrama aplicado ao universo da gestão. “É uma ferramenta para avaliação dos tipos de personalidade. Um mapa que ajuda a desenvolver potencialidades e a lidar melhor com limitações, ampliando e clarificando o entendimento sobre pessoas. É uma ferramenta incrível e profunda, clara, prática e muito vivencial”.

Para a empresária e diretora de Desenvolvimento Econômico da CDL-SJ, Rosana Majolo, o seminário agregou conhecimentos significativos para que os associados possam prosperar. “O evento proporcionou reflexões e insights que geram mudanças muito positivas nos negócios e na vida pessoal de cada participante. Percebi que as empresas trouxeram grupos de colaboradores junto com gestores. Isso é muito importante, pois com o conhecimento compartilhado, ganhamos todos!”

De acordo com o empresário e diretor de eventos da AEMFLO, Amauri Zabot, o seminário foi muito bem organizado. “Não costumo gostar de eventos longos, mas os três palestrantes tinham tanto conhecimento e transmitiram de uma forma tão dinâmica, que não vi a hora passar.”

A contadora Andreza Uliano se surpreendeu com os temas abordados. “Todos os palestrantes trouxeram dicas valiosas que usarei no meu dia a dia, anotei tudo para aplicar com minha equipe”, disse.

Confira abaixo a galeria de fotos com os melhores momentos: 

 

 

14/09/2018

Mais notícias