Acesso Rápido

Notícias

Seminário: As novas tendências de Gestão e as perspectivas econômicas do Brasil

27/09/2019

O Seminário de Gestão e Liderança Empreendedora 2019 foi memorável. Aproximadamente 200 pessoas, entre empresários, líderes e gestores, lotaram o auditório da FACISC no dia 25 de setembro para discutir temas pertinentes ao desenvolvimento dos negócios.

A presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Nadir Koerich, e o gerente regional do Sebrae Santa Catarina, Wanderley Andrade, abriram os trabalhos, enaltecendo as ações associativistas que estimulam as pequenas e médias empresas. “Completamos este ano 35 anos de história, facilitando o acesso a benefícios e soluções para todos os portes e segmentos empresariais”, destacou a presidente. Wanderly ressaltou que o Sebrae/SC é um grande fomentador do associativismo. “O empresário sozinho não vai para frente, precisamos nos unir para fortalecer nossos negócios”, frisou.

A primeira palestra abordou a arte de inovar na era digital. O especialista em marketing digital, Rodrigo Maciel, mostrou a importância da comunicação na internet e sugestões infalíveis para alavancar os negócios do meio digital. “Esse é um caminho transformador, que traz resultados extraordinários, impacta pessoas e deixa o legado da sua empresa para o mercado”, defendeu. Investir no ON e OFF, rever contratos antigos, praticar a reciprocidade, criar calendários de postagens e monitoramento de resultados, patrocinar anúncios em redes sociais e no Google foram algumas dicas apresentadas pelo palestrante.

Os desafios de empreender no Brasil e as perspectivas econômicas

 O empresário e cônsul honorário da Suíça, Luiz Gonzaga Coelho, compartilhou sua experiência ao empreender no Brasil e sua visão sobre a estrutura tributária brasileira. “O imposto cria o caminho para o desenvolvimento e gera riquezas, entretanto, a estrutura do nosso País gera pobreza, diminui o poder de compra e causa injustiça social”, avaliou. Conforme as pesquisas destacadas por Gonzaga, o Brasil é o 3º país mais difícil para fazer negócios e contratar funcionários. “Essa posição é resultante da burocracia para abrir uma empresa, da falta de liberdade econômica e da alta quantidade de impostos do Governo, que hoje somam mais de 70”.

Luiz Gonzaga também comentou da importância de descentralizar os impostos arrecadados para que atenda toda a população. Ele lembrou que no último ano, o Brasil arrecadou R$ 2,3 trilhões em impostos. Deste montante, 55% ficou nos cofres federais, 27% nos estados e apenas 19% nos municípios.

O jornalista e economista Luiz Artur Nogueira também participou dos debates, mostrando o desempenho atual da economia e suas expectativas para os próximos anos. “O sucesso econômico do governo Bolsonaro depende de uma boa Reforma da Previdência e, além disso, é preciso evitar as crises internas que estão paralisando as pautas importantes no Congresso”, afirmou.

De acordo com os estudos de Artur, as oportunidades de crescimento do Brasil estão nos ganhos de produtividade no agronegócio, nos inúmeros projetos de infraestrutura, no mercado consumidor, no patamar inédito de taxas de juros e no amplo espaço para uma cultura de empreendedorismo.

Cenários e tendências da Gestão e Liderança

Com intuito de inspirar os profissionais na busca de inovação, o presidente do Instituto Holos, Marcos Whunderlich, apresentou os sete poderes dos gestores de sucesso: dimensionamento, regulamento, interação, direção, realização, incorporação e transcendência. Para cada aspecto comportamental, o palestrante trouxe conceitos e exemplos baseados na sua experiência profissional.  “Os líderes transformacionais não discutem, mas agem. Eles têm a capacidade de ativar a energia das pessoas para sair da estagnação”, destacou. 

Para fechar o evento, a especialista em gestão comercial, Desireé Freccia falou sobre a importância do diagnóstico, das estratégias e da definição de metas no processo de venda. E frisou: “Vendedor bom nem sempre vende, mas vem com informações e cuida dos procedimentos”.  A palestrante também provocou os participantes para dinâmicas e reflexões sobre o desenvolvimento das competências de um gestor, apresentando metodologias e ferramentas para o alcance de resultados.

O Seminário de Gestão e Liderança Empreendedora foi uma realização da AEMFLO e CDL-SJ, em parceria com o Sebrae Santa Catarina. 

Confira as fotos do evento:  

27/09/2019

Mais notícias