Acesso Rápido

Notícias

Prorrogada quarentena e novas regras de funcionamento para comércio e serviços em SC

13/04/2020

O Governo de Santa Catarina prorrogou a quarentena adotada para minimizar o contágio do novo coronavírus. Em entrevista coletiva online neste último sábado (11/4), o governador Carlos Moisés informou que continuará proibida até 30 de abril a abertura de centros comerciais, shoppings e galerias, assim como o transporte coletivo e a permanência de pessoas em restaurantes, bares, cafés e lanchonetes.

Já os eventos, reuniões de qualquer natureza, como aulas presenciais, cursos, missas e cultos, eventos do calendário esportivo da Fesporte, permanência de pessoas em espaços públicos, atividades como cinema, teatro, shows, casas noturnas e similares tiveram a proibição estendida até o dia 31 de maio.

Carlos Moisés informou também que a partir de hoje, 13 de abril, estão liberadas as atividades para hotéis, pousadas e similares, comércio de rua e restaurantes apenas para a retirada do alimento, sem permanência no local. Essas atividades possuem regras específicas e, de acordo com o governador, estarão sob forte fiscalização.

"As forças policiais estarão autorizadas a atuar na área de fiscalização de vigilância sanitária. Haverá possibilidade de multa e fechamento do estabelecimento em caso de descumprimento. Os municípios que observarem índices de contaminação mais elevados poderão impor regras mais restritivas e nós vamos apoiar", afirmou Carlos Moisés. A União e os municípios terão autonomia para decidir sobre o funcionamento do atendimento à população dos serviços públicos de que são responsáveis.

As regras para o funcionalismo público estadual permanecem as mesmas: continua suspenso o atendimento presencial ao público nas unidades do Governo em serviços que puderem ser prestados por meio eletrônico ou telefônico e os servidores, exceto os que trabalhem em serviços essenciais, trabalharão remotamente. Já nos serviços públicos municipais e federais cada ente define sua estrutura de trabalho. 

 

13/04/2020

Mais notícias