Acesso Rápido

Notícias

Projeto Pescar forma a 7ª turma em noite marcada pela emoção

15/12/2017

Após um ano cheio de experiências e de muitos conhecimentos, os 17 jovens da 7ª turma do Projeto Pescar puderam, enfim, comemorar: estão preparados para encarar os desafios do mercado de trabalho! Essa conquista foi celebrada na noite do dia 5 de dezembro, durante a formatura marcada pela emoção e que reuniu familiares, amigos, voluntários e apoiadores do curso de Iniciação Profissional em Serviços de Comércio. A celebração aconteceu na sede da AEMFLO e CDL São José, em Barreiros.

 

Um dos pontos altos da noite foi o momento em que a senhora Angelita, mãe da jovem Stefany Luiza, falou em nome das famílias. Ela deixou todos emocionados ao afirmar que o Projeto Pescar foi a resposta de uma oração da filha, que queria muito fazer um curso preparatório para o mercado de trabalho, mas a família não tinha condições financeiras para arcar com os custos. Ela disse ainda que o Pescar proporcionou mudanças não só na vida da filha, mas também em toda a família e finalizou agradecendo às entidades e apoiadores por abrirem as portas e acreditarem nos jovens.

 

Outro momento marcante foi a hora em que os jovens apresentaram seus talentos revelados durante o ano. Enquanto alguns tocavam violão, outros dançavam e cantavam, entoando uma paródia que dizia:

 

"Se tu entra no Pescar

Prepara pra mudar

Transformação cai bem

Ação também

Mas tem que ser pra valer

Não vai te arrepender

Então olha bem

te prepara pra transformação..."

 

A jovem Thalita Abreu, de 17 anos, conta que se emocionou muito na formatura. “Foi gratificante relembrar nossa trajetória. Tivemos muitas conquistas e também desafios, que foram essenciais para o nosso crescimento. Eu sou outra pessoa depois do Projeto Pescar. Desenvolvi minha liderança e aprendi lições valiosas sobre autoconhecimento”, revela a jovem que vai prestar vestibular para nutrição.

 

O jovem Victor Costa, de 20 anos, descreve como a formatura foi linda. “Todos se emocionaram bastante. Criamos um vínculo muito forte com os voluntários, quase uma relação entre pais e filhos. Um dos momentos mais marcantes para mim foi a homenagem à nossa educadora”, relata. Ele completa que o Projeto Pescar mudou tanto sua vida pessoal, quanto profissional. “Contribuiu muito para o meu amadurecimento. A partir de agora, vou em busca de um trabalho na minha área: mecânica industrial”, revela o jovem.

 

A presidente da AEMFLO e CDL São José, Nadir Koerich, participou da formatura e confessa que também se emocionou. “Foi uma noite muito especial. Mais de 80 jovens da região já passaram pelo Projeto Pescar e, a cada formatura, vemos o brilho no olhar, o preparo e a motivação para entrar no mercado de trabalho. Parabéns a todos esses jovens pela trajetória! Vocês são o futuro do nosso país”, afirma.

 

Projeto Pescar

 

A AEMFLO e CDL São José mantém uma unidade do Projeto Pescar desde 2011 e, além das aulas, oferecem aos jovens: vale-transporte, uniforme, material e refeição. Agora, já são 84 jovens formados. Em 2017, o projeto contou com a parceria das empresas Alexandre Turismo, Cottonbaby, Distlé e Get. A Copal Alimentos e a Univali atuaram como amigas do Projeto.

 

Durante o ano, os jovens participaram de diversas palestras, aulas expositivas, visitas técnicas, além de aulas ministradas pela educadora do Projeto Pescar e por voluntários altamente qualificados. Eles desenvolveram inúmeras competências, como aprender a enfrentar incertezas, resolver situações problemas, trabalhar e produzir em equipe, entre outras, que os deixaram mais preparados para entrar no mercado de trabalho.

 

15/12/2017

Mais notícias