Acesso Rápido

Notícias

Programas Avança São José e Geração do Futuro são apresentados na AEMFLO e CDL-SJ

29/07/2021

Os diretores executivos da AEMFLO e CDL-SJ receberam na terça-feira (27/7) o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marcelo Fett, para conhecerem os programas municipais Avança São José e Geração do Futuro.

Em uma roda de conversa, o prefeito parabenizou a nova diretoria das entidades e destacou a importância do apoio dos empresários na gestão pública. “Sempre admirei a vitalidade e a união dos associados da AEMFLO e da CDL-SJ. Essa sinergia é fundamental para unir também os setores público e privado na busca de soluções para os mais diversos problemas”, comentou.

O presidente da AEMFLO e CDL-SJ, José Marciel Neis, ressaltou que as entidades estão em um momento de retomada e boas perspectivas na nova sede e que estarão mais participativas politicamente, trocando ideias e sugerindo medidas aos poderes legislativo e executivo.

AVANÇA SÃO JOSÉ

Os programas foram elaborados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José e foram apresentados aos diretores pelo secretário da pasta, Marcelo Fett, e pela supervisora de análise econômica, Flávia Mafra.

O Avança São José trata-se de um programa de recuperação econômica para auxiliar a saúde financeira de empreendedores, a recuperação do emprego e do poder de compra da população, no aumento da competitividade da economia e nos consequentes reflexos nas contas públicas. Segundo o secretário, o programa conta com ações de curto, médio e longo prazo para garantir um ciclo sustentável de crescimento econômico.

“Estamos focados agora em buscar crédito para as empresas, pois constatamos que a dificuldade do acesso sempre foi a grande barreira para os empreendedores e isso piorou durante a pandemia”, enfatizou Fett.

O Avança São José conta com Programa Crédito Produtivo, São José Conta Digital, Modernização Administrativa e Desburocratização, São José Mais Educação, Programa Nova Economia e o Programa Nota Fiscal Premiada.

GERAÇÃO DO FUTURO

De acordo com Fett, o movimento tem como objetivo transformar a realidade dos jovens josefenses e mudar o futuro de uma geração. “O projeto está sendo desenvolvido com a participação de empresas madrinhas que aceitaram participar da concepção e tem como foco o desenvolvimento de competências para uma nova economia global, cujas mudanças foram aceleradas por conta da pandemia”, explicou o secretário.

A inspiração vem na experiência de países como Coréia do Sul e Finlândia. Segundo pesquisa encomendada pela Dell Technologies ao IFTF (Institute For The Future), 85% das profissões de 2030 ainda não existem.

“Vivemos um novo paradigma de desenvolvimento econômico e de atração de empresas. O Google, por exemplo, anunciou que adotará a possibilidade de home office permanente. Muitas outras empresas devem seguir esse modelo. Então, nossa prioridade será garantir não só que empresas intensivas em inovação encontrem solo fértil para se instalar em São José, mas que o cidadão josefense possa trabalhar em qualquer gigante do setor de tecnologia do Brasil e do mundo a partir de São José, gerando oportunidade e renda na cidade”, relatou Fett.

A ação, que será pioneira em Santa Catarina e até mesmo no país, atenderá a uma necessidade urgente do mercado de trabalho do Brasil e do mundo. Segundo o Prefeito Orvino, “a iniciativa vem ao encontro de outras propostas que a gestão tem para o município. Nós acreditamos que a educação, aliada à tecnologia, pode sim transformar o futuro de São José”.

O Geração do Futuro irá preparar os jovens para o novo mercado desde o ensino fundamental, de modo que cheguem à idade adulta prontos para atuarem nesta nova economia, sem esquecer daqueles profissionais que buscam se reinserir no mercado de trabalho.

A perspectiva é de que as aulas iniciem no segundo semestre deste ano, com turmas desde o primeiro ano do ensino fundamental, aproveitando o contraturno escolar e que o programa atenda, já em 2021, mais de 500 crianças e jovens, com uma estimativa de mais de 2.700 alunos participantes em 4 anos.

 

Com informações PMSJ

Confira as fotos: 

29/07/2021

Mais notícias