Acesso Rápido

Notícias

Primeiro passo para melhorar a segurança da Rua Koesa foi dado com reunião entre empresários e autoridades

06/05/2022

A segurança na região da Rua Koesa em São José foi tema da reunião realizada nesta quinta-feira (5), pela AEMFLO e CDL-SJ, Prefeitura de São José e o Sebrae-SC. O evento reuniu empresários de toda a região no Colégio Dom Jaime, para analisar soluções para melhorar a segurança. 

Muitas ideias e discussões surgiram durante o evento. Juliana Coelho, do Colégio Dom Jaime, conclamou os empresários e autoridades para a criação de um Conselho ou Comitê de Segurança. Fabiano Milian, empresário proprietário do Restaurante Rabello na Rua Koesa, disse que questão de segurança é questão de qualidade de vida. Ele indagou o que enquanto comerciantes e comunidade podem auxiliar no processo para tentar resolver o problema de segurança na região. “Precisamos tentar fazer alguma coisa para resolver o nosso problema agora, mas que não seja paliativo, nem jogue para outro bairro, para que sejam soluções perenes”, explicou. 

Projeto de segurança 

Uma das ações realizadas foi a instalação de monitoramento de segurança, uma iniciativa do grupo da Viva Koesa. Segundo o especialista em Segurança Pública, Angelin Pierezan Neto, são 14 câmeras instaladas e operando e o botão de alerta funcionando, que pode ser usada pelas autoridades para ajudar na identificação de ocorrências na região. O ideal é chegar a 20 câmeras para cobrir a  rua. A população da região também cede as imagens de câmeras privadas para auxiliar na cobertura da segurança.

Fabrício Barni, diretor de Responsabilidade Social da AEMFLO e CDL-SJ, é um defensor de que a rua não é um lugar digno para ninguém viver. “Temos que encaminhar nossas doações para órgãos e entidades porque quanto mais dermos condições para que essas pessoas fiquem nas ruas, mais vão viver nesta situação complicada”, explicou. 

A comandante da Guarda Municipal de São José, Ane Warmling, explicou sobre as ações realizadas no município, como a Ação Saturação, e ações realizadas em conjunto de Florianópolis. “Foram realizadas 63 prisões em flagrante 19 mandatos e 19 pessoas devolvidas ao sistema carcerário. São realizadas abordagens constantes”. Segundo a comandante houve uma redução do trânsito dos carrinhos de supermercado pelas ruas que eram usados para carregar produtos roubados. Outro ponto destacado foi a importância de não desvalorizar os crimes. “Para quem sofre as consequências não importa o tamanho do crime”, destacou. 

Muitos empresários passaram por situações complicadas de roubos e incidentes nos últimos meses. Muitos desses empresários passaram suas dificuldades durante a reunião, como é o caso de situações que acontecem em frente às escolas nos horários de entrada e saída. 

O comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel, André Serafin, apresentou os números da segurança na rua Koesa e região. Ele alertou para a questão do zoneamento na região para evitar fatores externos de risco.

O secretário de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, Vânio Luiz Dalmarco, falou sobre o que a Prefeitura vem fazendo para ajudar as corporações e mitigar os problemas de segurança. Ele falou sobre a lavação das ruas que acontece diariamente das 4 às 9 horas da manhã. Dalmarco foi questionado pelo empresários sobre ações realizadas pela prefeitura. 

Viva Koesa 

O Viva Koesa é um movimento que pretende tornar a Rua Koesa em São José um ambiente mais moderno, seguro e culturalmente diverso. Está sendo organizado, desde 2019, pela AEMFLO e CDL-SJ, em parceria com o Sebrae/SC, Prefeitura Municipal e empresas locais.

 

06/05/2022

Mais notícias