Acesso Rápido

Notícias

Presidente da FACISC fala sobre a reunião do Comitê Econômico para a Gestão da Crise da Covid-19

04/05/2020

Na última terça-feira (28), foi promovido uma nova reunião do Comitê Econômico, que foi coordenada pelo secretário da Fazenda, Paulo Eli. Na reunião, ficou definido a liberação para as indústrias operarem com 100% da sua capacidade, observando os protocolos de segurança. Isto é uma grande conquista dada a vocação do nosso Estado. As autoescolas também estão liberaras podem voltar a ter aulas presenciais com até cinco alunos. 

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) solicitou a retomada dos leilões de animais e feiras, enquanto o secretário da Agricultura, Ricardo Gouveia, endossou o pedido. “a queda no consumo de produtos, o que afeta a agricultura e pode vir a acarretar em abates, causando inclusive problemas sanitários”. Contou o secretário Ricardo. 

Os presidentes da Fecomércio/SC e FCDL/SC expuseram que a abertura do comércio foi frustrante, principalmente pela falta de transporte coletivo. As entidades solicitam que se libere o transporte.  

Os hotéis e restaurantes também estão com problemas de baixa ocupação. Foi liberado o funcionamento, mas os modelos acabam não se tornando viáveis em decorrência das restrições. A renda familiar foi reduzida e 1/3 do PIB está impactado com a quarentena. 

A Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) argumentou que há muitos caminhões circulando mas que há muito prejuízo. Enquanto o comandante da PM, Araújo Gomes, reforçou os dados já divulgados sobre isolamento e que ainda está funcionando. 

Por parte da FACISC, foi solicitado a realização das feiras empresariais e na liberação das escolas de idiomas e profissionalizantes. Porém o Estado ainda não tem posição sobre os assuntos e isto está no escopo para ser analisado, mas ainda não se sabe como fazer esta liberação.  A próxima reunião do Comitê será promovida amanhã (5/5), às 14h. 

 

Com informações da FACISC.

04/05/2020

Mais notícias