Acesso Rápido

Notícias

Prefeitura de Florianópolis planeja retorno do transporte coletivo para 17 de junho

04/06/2020

O Governo de Santa Catarina apresentou no dia 1º de junho o Plano de Gestão Compartilhada, autorizando o retorno do transporte público, a partir de 8 de junho. O funcionamento do serviço, suspenso desde março, dependerá da situação da pandemia Covid-19 em cada cidade e região do Estado.  

O Prefeito de Florianópolis Gean Loureiro anunciou na última terça-feira, 2 de junho, nas redes sociais a retomada do transporte público de Florianópolis para o dia 17 de junho. Os ônibus vão circular apenas de segunda a sexta-feira e não poderão exceder a ocupação de 40% por veículo. Além disso, a Prefeitura Municipal apresentou para entidades empresariais um plano de horários diferentes para entrada e saída de funcionários, uma maneira de diminuir o número de passageiros nos veículos.

 

Medidas divulgadas pela Prefeitura Municipal de Florianópolis: 

Todos os ônibus estarão equipados com dispenser de álcool gel e não aceitarão pagamento em dinheiro dentro do veículo. O consórcio venderá cartões pré-pagos nos terminais e por telefone, com envio por delivery. 

Ainda conforme a Prefeitura, os veículos passarão por sistema especial de higienização ao longo do dia. Um sistema de QR Code será oferecido em cada ônibus para um check in voluntário. A medida busca ajudar o município, caso um contaminado pegue determinada linha, a avisar e monitorar todos que estiveram no mesmo veículo.

Os trabalhadores do transporte coletivo devem passar por um treinamento e avaliação de saúde com testes nos próximos dias. Eles terão medição de temperatura diária. Como o dinheiro não será aceito dentro dos ônibus, a Secretaria de Saúde recomendou às empresas que utilizem os cobradores para auxiliarem na fiscalização e auxílio na biosegurança dos passageiros.

O uso de máscara será obrigatório dentro do ônibus, nos terminais e nos pontos de parada. Por isso, lanchonetes e alimentação nessas dependências não serão permitidas. Como todos os veículos possuem câmeras, a fiscalização da Prefeitura de Florianópolis será rigorosa na exigência da máscara e da ocupação adequada dos ônibus.

 

ACESSE AQUI, Protocolo de Saúde da retomada do Transporte Coletivo. 

 

ACESSE AQUI O DECRETO do município de Florianópolis que trata da retomada do transporte coletivo urbano: 

Conforme os incisos do § 6º do art. 2º do Decreto, o período de 3 a 16 junho de 2020 será dedicado à adaptação, por parte dos funcionários, usuários e empresas, às medidas sanitárias previstas no Decreto: 

(I); sendo que a retomada das atividades do transporte coletivo urbano no município de Florianópolis se dará no dia 17 de junho de 2020

(II); fica o período de 17 a 19 junho de 2020 dedicado à avaliação inicial da operação e do quadro de horários de funcionamento dos estabelecimentos no município de Florianópolis

(III); nova avaliação dos impactos da reabertura do transporte coletivo urbano e dos serviços prestados será feita no período de 22 de junho a 03 de julho de 2020.  O Comércio Varejista em Geral e Centros Comerciais encontram-se inseridos no Grupo 4 do Anexo, com horário de chegada ao trabalho às 10hs e saída às 19hs. Os Shoppings Centers estão no Grupo 5, com horário de chegada ao trabalho às 11hs e saída às 21hs. Empresas do Comércio de Materiais de Construção estão no Grupo 8, com horário LIVRE.

- Limitação de horários de funcionamento restrita ao Bairro CENTRO e Shoppings Centers;
- Horário LIVRE para o Comércio de Materiais de Construção.

O Decreto entrou m vigor no dia 03/06/2020 (data da publicação).
 

04/06/2020

Mais notícias