Acesso Rápido

Notícias

Precicast é destaque no segmento de fundição de precisão

17/10/2017

A Precicast atua no segmento de fundição por cera perdida, mais conhecida como microfusão. A empresa de São José produz peças em diversas ligas de aço (baixa liga, carbono, inoxidáveis etc), nas mais variadas geometrias, com peso entre 1g a 30 kg, para desenvolver equipamentos para diversas empresas. Entre os setores que a Precicast atende, estão o de segurança, náutico, ferramentas manuais e de cortes, autopartes (carros, caminhões, motos e outros), conexões sanitárias, fechaduras, implementos agrícolas, indústria farmacêutica, máquinas têxteis, máquinas e equipamentos para indústrias alimentícias e de bebidas, máquinas e aplicações mecânicas em geral, entre outros.

 

O processo de fundição de precisão proporciona maior durabilidade e um valor mais competitivo às peças, além de produção de detalhes como gravações de alto e baixo relevo, agilidade na criação de protótipos de peças, boa precisão dimensional, excelente acabamento e versatilidade para produção de pequenas, médias e grandes séries.

 

A Precicast possui a certificação ISO 9001, que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e a ISO TS, uma norma que define requisitos de qualidade para os fornecedores da indústria automotiva. Apenas quatro empresas do segmento de fundição de precisão em todo o Brasil possuem estas certificações. A Precicast possui laboratórios próprios para atender às exigências químicas, físicas, metalúrgicas e dimensionais de acordo com as especificações dos projetos. A empresa busca se diferenciar no mercado através da qualidade das peças e criar parcerias duradouras com os clientes.

 

O vislumbre de um crescimento neste mercado foi o que motivou quatro trabalhadores de uma fundição no Rio Grande do Sul a fundarem a Precicast, em 1994. Inicialmente, a empresa seria instalada em São Paulo, mas um dos fundadores, Flávio Ávila, tinha família em São José e queria muito voltar a morar na cidade. Um belo dia, Ávila convidou os outros três interessados no negócio a conhecerem Florianópolis e região. Eles ficaram tão encantados com as belezas naturais, que se convenceram de que a região era ideal para fixar moradia e iniciar as atividades da Precicast.

 

Os sócios investiram todo o capital disponível e contaram com o apoio de um outro integrante, empresário da Grande Florianópolis, para terem acesso às linhas de crédito e contas bancárias. A empresa começou com cerca de 30 colaboradores na fábrica, foi conquistando seu espaço no mercado e, hoje, com 325 colaboradores, a Precicast é um dos principais nomes do segmento de fundição de precisão. Atualmente, os fundadores Ávila e Paulo Colella estão à frente do negócio.

 

A empresa acredita que, com a retomada da economia, os próximos anos serão de crescimento. No futuro, a Precicast espera aumentar o seu índice de exportação e se especializar no fornecimento de conjuntos e subconjuntos montados para grandes clientes, aumentando assim as oportunidades de novos negócios.

 

Equipe da Precicast apresentou seus produtos em uma feira de mecânica em São Paulo

 

*Metodologia para escolha do Perfil Empresarial: Todas as empresas, associadas adimplentes no último ano, participaram de sorteio que define o cronograma anual e que consiste em contar a sua história aos associados, de acordo com os critérios de divulgação das matérias do site. A definição do critério considerou a amostragem aleatória simples, condição em que todos os associados adimplentes tiveram a mesma chance de serem selecionados.

 

17/10/2017

Mais notícias