Acesso Rápido

Notícias

Pesquisa da FACISC aponta crescimento de 7,1% na economia catarinense

17/04/2019

Dados divulgados nesta terça-feira (16/04), pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, revelam que a economia do Estado cresceu 7,1% em 2018 comparado ao ano de 2017. A pesquisa faz parte do Índice de Performance Econômica de Santa Catarina, IPER-SC. É o segundo ano consecutivo que o índice registra crescimento desde 2016, ano que o índice obteve o maior resultado negativo da série histórica.

Crescimento Regional

As regiões do Estado que registraram maior crescimento foram: Vale do Itajaí (10,18%) e Norte (8,23%). As que tiveram maior recuo foram Alto Vale (-1,18%), Planalto Norte (-1,09%) e Oeste (-0,21%), sendo o resultado estadual de 7,12%.

Estimativa do PIB

A FACISC prevê que para o ano de 2018 é estimado um crescimento do PIB catarinense de 3,24%. Nesta estimativa as regiões que mais cresceram foram o Vale do Itajaí (5,43%) e Norte (3,27%). As regiões do Alto Vale, Planalto Norte e Oeste a estimativa é de queda de -0,51%, -0,40% e -0,12%, respectivamente.

O economista da Federação, Leonardo Alonso Rodrigues, explica: “O PIB divulgado pelo IBGE tem uma defasagem de pelo menos dois anos quando se fala em informações regionais, que foi um dos motivadores para a construção do IPER, com o índice podemos acompanhar de maneira mais atualizada o que ocorre em termos de movimento econômico de forma atual e regionalizada”.

Diferença entre o IPER-SC e o PIB Catarinense

O que acaba diferindo o Iper/SC e o PIB é que o Iper capta e mensura mais a movimentação econômica como um todo, relacionando indicadores de atividade a níveis municipais e regionais com uma frequência mais recorrente. No Iper/SC, são analisadas 13 variáveis divididas em 5 categorias. O PIB é soma dos valores adicionados por setores de forma mais ampla, sendo a soma dos bens e serviços produzidos no estado. Devido a essas características o que difere é a magnitude das variações, porém, a direção e sentido caminham de igual forma, é o que analisamos com a série histórica que possuímos das duas variáveis.

Para mais informações acesse o link: facisc.org.br/economia/

Matéria relacionada: FACISC lança Índice de Performance Econômica das Regiões do Estado

17/04/2019

Mais notícias