Acesso Rápido

Notícias

Perspectivas econômicas para 2018

26/02/2018

A projeção da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para o crescimento da economia mundial é de 3,7% este ano. No Brasil não deve ser diferente. O consumo das famílias aumentou em 2017, ainda que timidamente, e puxou o aumento de 1,1% nas vendas do comércio, segundo a Serasa Experian. Embora os resultados oficiais ainda não tenham saído, a indústria e o setor de serviços também indicam crescimento.

Para 2018, os economistas apostam na evolução do PIB entre 2% e 3%. A confiança do empresário está em alta: o Índice de Confiança Empresarial fechou o ano de 2017 atingindo 93,1 pontos. Isso reflete na expectativa do Caged, de que o Brasil vai criar 1 milhão de empregos formais até dezembro.

Santa Catarina vem mostrando resultados mais expressivos do que a média nacional. Florianópolis foi considerada a 2° melhor cidade para empreender no Brasil pela Endeavor. O capital humano é o principal destaque: possui alta proporção de adultos com ensino superior completo e em cursos de alta qualidade. A mão de obra qualificada acaba se estendendo por toda a região, que possui uma economia diversificada.

A Capital se destaca pelas belas paisagens, atraindo turistas do mundo todo e pelo setor de tecnologia, que fatura cerca de 4,3 bilhões por ano, segundo a Acate. Já as cidades próximas se desenvolvem pelo comércio, indústria, construção civil, mercado imobiliário e agricultura.

Em São José há um importante polo industrial, que abriga mais de 100 empresas e contribui com 28% do PIB do município. O comércio josefense também é forte, a cidade possui um evento que já se consolidou no calendário dos moradores da região: a Megaliquidação de São José, que em sua última edição faturou cerca de R$ 1 milhão em compras. Além disso, o município destacou-se como a segunda cidade que mais gerou empregos em Santa Catarina no último ano, com 2.517 novas oportunidades de trabalho. Com isso, São José consolidou-se como o 4° maior PIB do Estado. 

E, para manter a economia com bons resultados na região, a AEMFLO e CDL São José vão dar todo o apoio para as empresas. Uma das principais ações neste ano é iniciar o Programa de Planejamento da Gestão Empresarial para micro e pequenas empresas, que vai orientar os empreendedores sobre a importância de planejar a gestão, além de ajudar a identificar e tratar das áreas com deficiências.

26/02/2018

Mais notícias