Acesso Rápido

Notícias

Painel sobre reúso da água apresenta práticas sustentáveis para São José

29/03/2018

Na noite de ontem (28/3) foi promovido pela Câmara Socioambiental (CSA) e o Núcleo de Gestores Educacionais (NED)Painel Água: Redução de consumo e reúso. O evento trouxe propostas acessíveis para escolas, empresas e condomínios.

A abertura foi feita pela coordenadora geral do CSA, Rosana Majolo, que destacou em sua fala sobre a conscientização do uso da água. “Somos pequenos perto da imensidão do mundo. Nem nos damos conta de como a água é um bem tão precioso”, frisou.

 Debates

O primeiro painelista do Fórum, Valério Campos, gerente comercial da CASAN, apresentou o uso racional de água, e o papel da Casan na aplicação dos módulos. “A grande maioria não sabe qual está sendo consumida, muito menos as formas de reaproveitamento da água, precisamos conscientizar a todos para que essas medidas sejam colocadas em prática”.

A Superintendente da Fundação do Meio Ambiente de São José, Fernanda Diniz Farias, enfatizou a problematização acerca das leis relacionadas ao reúso da água. “Existem muitos projetos de leis, mas poucas ou quase nenhuma foram aprovadas. No Brasil, precisamos de uma legislação rígida. ”

Já o coordenador da AECIA, Cesar Lobe, exemplificou produtos que diminuem o consumo da água, facilitam a reutilização, e formas práticas para o mantimento de água de reúso, bem como, explicando como essa água deve ser utilizada. “A água de reúso, não é potável, podemos guardar a água da chuva para a utilização em banheiros, limpeza de calçadas e pátios.” E completou: “É uma tristeza ver pessoas lavarem a garagem de condomínios com água que é para consumo.”.

O painelista Felipe Gonçalves Lins, gerente do Laboratório Biológico, trouxe para discussão as estatísticas da diminuição de consumo da água potável com a implementação da água de reúso, “A água de reúso, pode reduzir em até 70% o consumo de água potável, em um condomínio, escola ou empresa. E se o mesmo sistema for implementado em residências, os números serão semelhantes ou maiores. ” 

Para fechar o evento, o último painel falou sobre a importância da água como bem comum. Para a presidente da Associação Catarinense de Engenheiros Sanitários e Ambientais (ACESA), Thaianna Cardoso, a principal dificuldade é compreender a importância da água para o indivíduo. “Ela é um bem comum, todos têm direitos a tê-la, mas infelizmente, em algumas localidades isso não é a realidade”. E lembrou: “Não ter água também é motivo de saúde.”

29/03/2018

Mais notícias