Acesso Rápido

Notícias

Outubro Rosa: hora de olhar para a saúde com mais carinho

08/10/2018

O mês de Outubro é dedicado à conscientização feminina sobre a prevenção do câncer de mama, o tipo de doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil.

Florianópolis entrou no roteiro do Movimento Outubro Rosa pela parceria entre a Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), a Femama e a Secretaria Municipal de Saúde. A primeira atividade foi realizada foi em 2009, com a iluminação da figueira da Praça XV de Novembro e o Lago das Bandeiras na cabeceira da Ponte Pedro Ivo. Desde então, o Movimento percorre a capital, levando informações sobre diagnóstico precoce do câncer de mama à população e promovendo atendimentos rápidos.

O Ministério da Saúde indica que, a cada dois anos, seja realizada uma mamografia de rastreamento. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece o exame de mamografia gratuitamente, para mulheres em todas as faixas etárias. O autoexame deve ser praticado mensalmente entre o 7º e o 10º dia contados a partir do 1º dia da menstruação.

A AEMFLO e CDL São José apoiam a causa e buscam conscientizar as associadas e colaboradoras sobre a importância de cuidar da saúde com mais carinho, durante todo o mês, a vinda com vestimentas rosa foi aderida por todos. 

Já o Nume (Núcleo da Mulher Empresária) e o NAG (Núcleo de Alimentação e Gastronomia) promoveram no dia 9 de outubro, a Noite Solidária em alusão ao Outubro Rosa, em que toda a renda arrecadada será doada para o Núcleo Espírita de São José. Saiba mais sobre este evento aqui.

Confira abaixo a programação completa do Movimento Outubro Rosa na Grande Florianópolis:

 

 

08/10/2018

Mais notícias